Manchetes do dia – 17.12.2023

Brasil dá largada para produção de foguetes nacionais

Dois grupos de empresas brasileiras foram selecionados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para desenvolver Veículos Lançadores de Pequeno Porte (VLPP), que possibilitem o lançamento de nano e microssatélites em órbita baixa. O objetivo do edital da Finep, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), é desenvolver foguetes, com uma capacidade de até 30 kg de carga útil. Essa iniciativa tem o objetivo de trazer o apoio da iniciativa privada para o cumprimento de um marco de fundamental importância para o programa espacial brasileiro: ter um veículo lançador brasileiro capaz de, a partir de um centro de lançamento brasileiro, colocar em órbita um satélite também brasileiro.

Congresso derrubou vetos de Lula para manter sociedade à míngua e banqueiros rindo à toa

O Congresso Nacional derrubou um veto do presidente Lula ao trecho do arcabouço fiscal que abria espaço para flexibilizações no cálculo da meta fiscal. Sobre as despesas primárias, ou seja, sobre as despesas com a sociedade, rigor absoluto, limites e cortes. Sobre a gastança financeira – que só este ano será de R$ 800 bi somente com juros aos bancos – liberdade total e nenhum controle. Atualmente, cerca de metade do Orçamento Geral da União é usado para pagar juros e amortizações da dívida pública. Não por outro motivo, os bancos estão obtendo lucros recordes há bastante tempo.

Prova que faltava para implicar Bolsonaro em tentativa de golpe é recuperada pelo MP

Esses dados foram preservados fora do sistema da Meta, dona do Facebook, e podem permitir acesso ao post deletado do perfil do ex-chefe do Executivo e que, segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), é fundamental para apresentar denúncia contra o ex-mandatário por incitação aos atos do 8 de janeiro. Em resposta ao STF (Supremo Tribunal Federal), a Meta afirmara não ter mais em seus servidores o conteúdo solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes, que é relator do processo em julgamento na Corte Suprema.

Bombas de Israel atingem casa onde brasileiros estavam abrigados em Rafah

Os brasileiros e seus familiares tiveram que ser retirados do local e levados para outros imóveis alugados pela Embaixada do Brasil na Palestina. Ninguém ficou ferido, informou a representação brasileira. Alessandro Candeas, embaixador do Brasil na Palestina, disse que “continuamos pagando o aluguel e mandando recursos para água e alimentos. Rafah é praticamente o único lugar de Gaza que está recebendo assistência humanitária. Ela não chega ao norte”. O grupo faz parte da lista com 102 pessoas enviada pelo Brasil para Israel e Egito, que estão controlando a fronteira de Rafah, pedindo para que sejam liberadas para vir para o Brasil.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 17.12.2023

Deixe um comentário