Manchetes do dia – 6.12.2023

Brasil registra recorde de empresas inadimplentes em outubro: 6,64 milhões

Diante do avanço dos juros altos, puxado pelos seguidos aumentos na taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central (BC), o número de empresas com dívidas atrasadas subiu de 5,84 milhões, em janeiro de 2021, para 6,64 milhões em outubro deste ano. A redução dos juros a conta-gotas este ano, mantendo as taxas reais mais elevadas do planeta, dificulta a recuperação dos negócios, na grande maioria das micro e pequenas empresas, as que mais geram empregos no país, travando os investimentos e inibindo o crédito. Ao todo, as dívidas somam R$ 125,8 bilhões e seu valor médio foi estimado em  R$ 18.957.

Sem unidade sindical, “Reconstrução Nacional” é fantasia

Concentrar esforços na mobilização e no apoio ao presidente Lula para que os recursos da nação sejam potencializados no desenvolvimento e na melhoria das condições de vida do povo e não esterilizados nos bolsos dos parasitas especuladores e assaltantes de nossas riquezas e do Tesouro Nacional. É decisivo contar com o movimento sindical para chegar ao conjunto dos trabalhadores. Ajudamos mais o governo Lula se, em lugar de tecer loas ao seu desempenho, mobilizarmos as massas trabalhadoras para a conquista de um programa com essas características. O próprio Lula arrematou: “precisamos ir para a rua, precisamos orientar o governo. Isso não é nenhum demérito, vai me ajudar”.

Após plebiscito, Brasil diz esperar saída pacífica entre Venezuela e Guiana

A incorporação da região de Essequibo, hoje pertencente à Guiana, ao território da Venezuela obteve, segundo os números oficiais, 95,93% dos votos do plebiscito realizado pelo governo de Nicolás Maduro. A diplomacia brasileira se manifestou após o resultado, afirmando esperar que a questão seja solucionada de maneira pacífica. De acordo com Gisela, o fato de a Venezuela estar suspensa do Mercosul não dificulta conversas no sentido de articular uma solução. “Não. Continuamos avançando”, disse. Além disso, a embaixadora afirmou que o plebiscito é um assunto interno da Venezuela.

Ao ter menção sobre escravocratas censurada, Robert De Niro lê original no celular

O astro leu a parte excluída do comentário em que condenava as mudanças de currículo sobre a história da escravidão, realizadas na Flórida, no início do ano, e para evitar mais “problemas”, manteve-se aferrado ao texto que havia escrito no celular. “A história não é mais história. A verdade não é verdade. Até os fatos estão sendo substituídos por fatos alternativos e impulsionados por teorias da conspiração e pela mentira”. Segundo ele, na Flórida, os jovens estudantes aprendem uma história distorcida sobre os escravizados.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 6.12.2023

Deixe um comentário