Fraco desempenho da indústria reflete o “alto patamar dos juros”, aponta Fiesp

Em outubro, a produção industrial registrou alta de 0,1%, já descontada as variações sazonais. No acumulado em 12 meses, “permaneceu a variação nula (0,0%), um padrão que vem se mantendo ao longo de 2023: setembro (0,0%), agosto (-0,1%), julho (0,0%), junho (0,1%) e maio (0,0%). Em relação ao nível pré-pandemia (fev/2020), a atividade industrial segue defasada em 1,6%”, ressaltou a entidade paulista. Quando analisado o conjunto de setores, em outubro, a Fiesp aponta que na indústria de transformação, nove atividades apresentaram desaceleração em suas produções, dez segmentos marcaram estabilidade em relação à média histórica e 5 atividades demonstraram aceleração.
Em ritmo chinês, Índia cresce 7,6% no 3º trimestre; indústria puxa alta

Pelo segundo trimestre seguido, o PIB (Produto Interno Bruto) da Índia cresceu acima de 7%, dando sequência ao crescimento em “ritmo chinês” da economia indiana. Depois de avançar 7,8% no segundo trimestre deste ano, o PIB saltou 7,6% no 3º trimestre. O resultado surpreendente do setor de serviços e a ampliação dos gastos de capital do governo impulsionaram o crescimento. “Os números são certamente uma surpresa positiva”, analisou N.R. Bhanumurthy, vice-chanceler da Universidade da Escola de Economia de Ambedkar (Base University), de Bengaluru.
COP 28: Lula critica lucro com venda de armas enquanto planeta derrete

Lula criticou o dinheiro gasto com armas e defendeu a descarbonização da economia na COP 28. “É inexplicável que a ONU, apesar de seus esforços, se mostre incapaz de manter a paz, simplesmente porque alguns dos seus membros lucram com a guerra”, disse o presidente. Lula provocou as lideranças dos países ricos ao questionar as reais intenções em relação ao uso de dinheiro. “Quantos líderes mundiais estão de fato comprometidos em salvar o planeta? Somente no ano passado, o mundo gastou mais de US$ 2 trilhões e 224 bilhões de dólares em armas”, afirmou.
Principal sindicato dos EUA cobra “cessar-fogo em Gaza”

O Sindicato dos Trabalhadores nas Montadoras (UAW, na sigla em inglês) tornou público que está exigindo um “cessar-fogo imediato em Gaza”. O apoio do principal sindicato dos EUA ao cessar-fogo foi manifestado durante a ida de uma comitiva de líderes sindicais até às portas da Casa Branca, onde ativistas mantêm uma greve de fome em repúdio ao apoio do governo Biden à carnificina. “Estou orgulhoso de que a UAW esteja pedindo um cessar-fogo em Israel e na Palestina”, escreveu o presidente da UAW, Shawn Fain, em uma publicação nas redes sociais na sexta-feira.

Um comentário em “Manchetes do dia – 4.12.2023”