Governo Lula: “é imperativo um crescimento econômico mais robusto”

A Fundação Maurício Grabois, do PCdoB, dedicou dois dias à avaliação do primeiro ano do governo Lula, mostrando os avanços alcançados e os obstáculos à aceleração do crescimento econômico sobre bases tecnológicas avançadas, com justiça social e responsabilidade ambiental. Os debates contaram com cinco mesas.

Na abertura, o presidente da FMG, Adalberto Monteiro, esclareceu que “é imperativo um crescimento econômico mais robusto”. À sequência, a presidente partidária, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, abordou temas cruciais para o desenvolvimento do país, com foco na reindustrialização e na inovação tecnológica.

Assista a abertura e a Mesa 1

Aldo Arantes destacou a importância da luta ideológica em tempos de crise que a democracia enfrenta, enfatizando que ela está ameaçada pelo avanço e consolidação do neoliberalismo. Assista ao debate e veja a cobertura da FMG sobre a guerra cultural.

Assista a Mesa 2

Vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Renildo Calheiros explicou como a correlação de forças se desenha no Congresso Nacional. Para Calheiros, hoje o governo possui mais dificuldades no Congresso. Assista ao debate e veja a cobertura da FMG sobre a base parlamentar do governo.

Assista a Mesa 3

 Os debatedores convidados discutiram os benefícios e desafios da política externa liderada por Lula, o ex-chanceler Celso Amorim e o atual Mauro Vieira, em meio a um ambiente geopolítico de transição violenta com guerra na Europa e no Oriente Médio, e avanço da extrema-direita no mundo, enquanto os EUA recusam entregar sua hegemonia, mesmo com o surgimento de tantos outros protagonistas da multipolaridade. Assista ao debate e veja a cobertura da mesa sobre a política externa ousada de Lula.

Assista a Mesa 4

Retomada do desenvolvimento no Governo Lula confronta consenso fiscalista: as transformações profundas no capitalismo brasileiro das últimas décadas, desde a hegemonia neoliberal que desindustrializou e reprimarizou a economia, criando uma nova casta de magnatas do agronegócio que resistem aos avanços do governo. Assista ao debate e veja a cobertura da mesa sobre os desafios econômicos para que o Brasil volte a se desenvolver.

A mobilização do povo será objeto de próximo artigo nesta página.

A FMG já havia avaliado os desafios do governo, apresentados nos seus primeiros meses. Veja os destaques do seminário 100+50.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Governo Lula: “é imperativo um crescimento econômico mais robusto”

Deixe um comentário