Manchetes do dia – 3.12.2023

Brasil assume presidência do G20 visando combater “a fome e a desigualdade”

O mandato tem duração de um ano. Em novembro de 2024, o Rio de Janeiro sediará a Cúpula do G20. O presidente Lula falou que assumir o comando do G20 “é mais do que uma honra, é um compromisso de colocar o combate à fome, à extrema pobreza e à desigualdade no centro da agenda internacional”. “Não é possível que tanto dinheiro continue na mão de tão poucas pessoas e tantas pessoas não tenham dinheiro para comer o mínimo necessário para sua sobrevivência”, argumentou.

Braskem precisa responder pelo crime ambiental em Maceió, diz ministro

Uma das 35 minas da empresa, localizadas em área urbana para extração de sal-gema, está sob risco de desabar a qualquer momento. A mina está cedendo a uma velocidade de 62 centímetros por dia e já atingiu 1,87m. A Defesa Civil Estadual diz que há o temor de que se abra uma cratera de 152 metros no bairro de Mutange e que provoque severos danos ambientais na Lagoa Mundaú. Os primeiros problemas de rachaduras em casas e ruas surgiram em 2018 quando mais de 14 mil imóveis foram desocupados em 5 bairros da cidade, afetando 55 mil pessoas.

Flávio Dino afirma que vai “zelar pela Constituição e pelas leis da nossa Pátria” em carta ao Senado

Flávio Dino, indicado por Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF), escreveu uma carta aos senadores se comprometendo “a zelar pela Constituição e pelas leis da nossa pátria” de “modo técnico e imparcial”. O documento será entregue para os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde Dino vai ser sabatinado no dia 13 de dezembro. Depois, os senadores deverão aprovar ou não sua indicação para o Supremo. “Postulo, dessa forma, a aprovação do Senado Federal para iniciar uma nova etapa em minha vida, na qual —de modo técnico e imparcial— comprometo-me a zelar pela Constituição e pelas leis da nossa Pátria”, afirmou o atual ministro da Justiça.

Friedrich Engels: A genialidade de um senhor de 203 anos

Engels nasceu em 28 de novembro de 1820. Tinha, portanto, apenas 22 anos quando conheceu Marx rapidamente na redação da Gazeta Renana em 1842. Dois anos depois, em 1844, escreveu seu Esboço para uma crítica da economia política, texto que foi publicado por Marx nos Anais Franco-Alemães. Marx descreveu anos mais tarde esse texto de Engels como um “genial esboço de uma crítica das categorias econômicas”. Engels era um gênio da economia.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 3.12.2023

Deixe um comentário