Justiça do DF manda investigar empréstimo de R$ 3,1 mi no BRB para mansão de luxo de Flávio Bolsonaro

A ação, que está em debate desde 2021, foi apresentada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF). Ela aponta “suposta violação à impessoalidade e à moralidade administrativa, com a ausência de documentos necessários para a justa validação do empréstimo”. Ela também questiona a ausência de documentos que comprovem a capacidade de pagamento do senador. O senador Flávio Bolsonaro, filho “01” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é acusado de “rachadinha”, prática de desvio de recursos públicos por meio de funcionários fantasmas, quando era deputado estadual do Rio de Janeiro.
STJ derruba medida do governo anterior feita para proteger criminosos ambientais

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou uma medida do governo Jair Bolsonaro que visava salvar infratores ambientais e permitiu que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) cobre multas que somam R$ 29,1 bilhões. Em 2022, o então presidente do Ibama, Eduardo Bim, assinou um despacho que tornava irregular a convocação por edital para que infratores apresentassem suas alegações finais nos processos. Os editais eram utilizados desde 2008. Dessa forma, o bolsonarista deixou que prescrevessem e acabou anulando as multas.
Contag celebra 60 anos de luta pela reforma agrária e pela igualdade

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) completa, no próximo dia 20 de dezembro, 60 anos de luta pelos direitos dessa categoria fundamental para o país, pelo acesso à terra e à igualdade. Para celebrar esse marco, foi realizada uma sessão solene na Câmara dos Deputados. “O cenário de fundação da Contag era de ausência de Estado brasileiro para os homens e mulheres do campo. Quando o Estado chegava, era através da repressão da luta pela terra e por direitos”, disse Aristides Santos, presidente da Contag, durante a sessão.
As promessas de Milei, por Paulo Kliass

Para compreender o complexo quadro que vive a Argentina, é importante lembrarmos que o candidato à sucessão de Alberto Fernandez era justamente o seu Ministro da Fazenda, Sérgio Massa. Ora, frente a um processo profundo de crise econômica e social, é compreensível que uma pessoa ocupando tal posto, e ainda mais identificado com as políticas públicas que não conseguiram atenuar os problemas crônicos, encontre enormes dificuldades para angariar a preferência junto ao eleitorado. Não foi suficiente apenas levantar o espantalho do anti-Milei para convencer a população a chancelar mais uma vez o continuísmo.

Um comentário em “Manchetes do dia – 1.12.2023”