Monitor do PIB-FGV aponta estagnação da atividade econômica no terceiro trimestre

O indicador, em relação aos mesmos períodos em 2022, teve um crescimento de 1,8% no terceiro trimestre e de 0,8% em setembro. O Monitor é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). “A estagnação do PIB no terceiro trimestre, em comparação ao segundo, reflete a fragilidade de sustentação de crescimento da economia brasileira. A desaceleração da agropecuária e do setor de serviços, explica a estagnação da economia pela ótica da oferta. Pela ótica da demanda, destaca-se a desaceleração do consumo das famílias e a queda da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF)”, segundo Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.
Atlas: economia parada leva à piora na avaliação de Lula

Pesquisa Atlas indica 50% de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 47% dos entrevistados disseram que desaprovam o desempenho do atual mandatário. Outros 3% não sabem. Em setembro, 52% disseram aprovar o desempenho do presidente, enquanto 46% desaprovavam. Já em relação a avaliação do governo, as avaliações negativas apareceram, pela primeira vez, acima das positivas: 45% consideram o governo ruim/péssimo e 43%, ótimo/bom, O resultado do levantamento revela que a demora na retomada do desenvolvimento econômico, provocada, entre outros fatores, pelos juros altos praticados pelo Banco Central, atualmente, em termos reais, os mais elevados do mundo, parece estar provocando uma piora no humor da população.
Israel e Hamas acertam trégua e troca de reféns por presos

O governo de Israel aprovou há pouco um acordo com o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) para uma trégua de quatro dias e a troca de 50 crianças e mulheres sequestradas pelos terroristas por 150 palestinos presos em Israel. A trégua, negociado pelos Estados Unidos, o Catar e o Egito, começa quando o primeiro refém cruzar a fronteira da Faixa de Gaza com Israel, o que pode acontecer já na quinta-feira, e pode ser prorrogada por um dia para cada grupo adicional de 10 reféns libertados.
Reações internacionais ao acordo de trégua em Gaza expressam esperança

União Europeia, presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a Comissão fará tudo ao seu alcance para aproveitar a pausa proporcionada pelo acordo para aumentar a assistência humanitária em Gaza; Human Rights Watch, Omar Shakir, diretor de Israel e Palestina: O diretor de Israel e Palestina da Human Rights Watch, Omar Shakir, saudou o acordo como um passo bem-vindo após as “atrocidades em massa” das últimas semanas. Ele reiterou a condenação aos crimes de guerra, destacando que “os seres humanos não são moeda de troca.”

2 comentários em “Manchetes do dia – 23.11.2023”