Portugal foi fundado em 1143, ano da celebração do Tratado de Zamora. Quem conta a história é a embaixada do país no Brasil.
D. Afonso Henriques foi primeiro rei de Portugal. Durante os sécs. XII e XIII os reis portugueses foram alargando as fronteiras, até à conquista do Algarve, consolidando um território praticamente inalterado até hoje.
Graças ao ímpeto do “obreiro dos Descobrimentos”, Infante D. Henrique, também conhecido como “Henrique o Navegador” as caravelas portuguesas cruzaram os mares, fazendo uso dos melhores conhecimentos científicos e práticos da altura. Em 1498 Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, e em 1500 Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil.

A luxuosa e exótica capital do reino desapareceu quase completamente em 1755 devido a um devastador terramoto. Foi o Marquês de Pombal, ministro do rei D. José, quem inventou uma nova Lisboa, monumental e melhor preparada para enfrentar as fúrias da natureza.
No início do séc. XIX as tropas de Napoleão invadiram Portugal e a corte mudou-se para o Brasil, a fim de assegurar a continuidade dinástica e assim a independência de Portugal. Após longa disputa, permeada pela Independência do Brasil, em 1834 a Convenção de Évora Monte acabou com a guerra civil e determinou o regresso a uma versão liberal e constitucional da monarquia portuguesa.
Em 28 de maio de 1926 um golpe militar pôs fim à Primeira República. Iniciou-se então um período de ditadura militar com o Estado Novo, regime autoritário, corporativista e de partido único dominado pela figura de António Oliveira Salazar, que governou o país durante quase meio século. A 25 de abril de 1974 a “Revolução dos Cravos” devolveu a liberdade e a democracia aos portugueses, rapidamente reconhecendo a independência das antigas colónias em África.
Em 1986 o país aderiu à CEE – Comunidade Económica Europeia e, desde então, os portugueses têm participado com entusiasmo na construção de uma nova Europa, sem contudo esquecerem a sua História, o seu caráter e as suas tradições. (+629 palavras, Embaixada de Portugal).


Um comentário em “A história de Portugal”