Manchetes do dia – 23.9.2023

“Envolvimento militar foi isolado e revela que as Forças Armadas garantiram democracia”, diz Múcio

Sobre a minuta do golpe recebida por Bolsonaro de seu assessor Felipe Martins e as reuniões feitas pelo presidente com militares para assuntá-los quanto ao golpe, como relatou Mauro Cid, o ministro da Defesa disse aos jornalistas que “são fatos constrangedores”. José Múcio acrescentou que, apesar isso, “são atitudes isoladas de componentes das Forças”. “Devemos ao Exército, a Marinha e à Aeronáutica a manutenção da nossa democracia”. Os episódios do 8 de Janeiro representaram uma tentativa derradeira e desesperada dos bolsonaristas com o intuito de derrubar o governo, após a recusa das Forças Armadas em apoiar o golpe urdido no Planalto.

Evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2023

O Produto Interno Bruto (PIB) surpreendeu boa parte dos analistas e cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, na comparação com o primeiro trimestre deste ano, na série com ajuste sazonal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Frente ao segundo trimestre do ano passado, o crescimento do PIB de abril a junho de 2023 foi de 3,4%. No acumulado do 1º semestre, a alta chegou a 3,7%, em relação ao mesmo período de 2022. Esse patamar já permite que a economia brasileira acumule alta de 3% do PIB em 2023, mesmo que não haja qualquer crescimento nos próximos dois trimestres.

Saque e terrorismo coloniais são responsáveis pela crise migratória, diz líder africano na ONU

“Esta escalada da crise migratória é uma das terríveis consequências da pilhagem dos recursos naturais dos países empobrecidos pela escravidão, pela colonização e pelo imperialismo ocidental, pelo terrorismo e pelos conflitos armados internos”, denunciou o presidente da República Centro-Africana (RCA), Faustin Touadéra durante seu pronunciamento na 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.

“Estes jovens que simbolizam o presente e o futuro do nosso continente procuram desesperadamente juntar-se aos países do continente europeu”, afirmou Touadéra, como se a Europa fosse um ilusório Eldorado.

Carlos Lopes: observações sobre o racismo

Um dos grandes romances brasileiros, Jubiabá, de Jorge Amado, publicado em 1935, tem como tema a consciência que o negro Antônio Balduíno conquista, ao longo da história, de que o racismo é um problema de classe, uma questão que assenta sobre a “estrutura” de classes da sociedade. “Em Jubiabá, o problema da raça é colocado de uma forma muito violenta, a tal ponto que, no fim do livro, Balduíno compreende que o problema de raça é antes de mais nada um problema de classe. O problema de raça não é a causa, mas sim a consequência do problema de classe: o problema do pobre e do rico, do escravo e do amo. Eu realmente fico feliz por Jubiabá mostrar isto, e não o caminho estreito e fechado da separação de raças, da negação da nossa realidade, e da própria experiência humanista, que é a mistura de raças”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 23.9.2023

Deixe um comentário