G77: Lula defende fim do domínio tecnológico “por um punhado de economias ricas”

O presidente brasileiro iniciou o seu discurso saudando os presentes e condenando o bloqueio econômico imposto unilateralmente pelos EUA a Cuba. “Cuba tem sido defensora de uma governança global mais justa. E até hoje é vítima de um embargo econômico ilegal. O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral”, afirmou Lula. “Rechaçamos a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo’, acrescentou. Lula destacou que as assimetrias ainda persistem no mundo e defendeu a unidade dos países em desenvolvimento na luta por uma Nova Ordem Econômica Internacional.
Guimarães Rosa

O moçambicano Mia Couto, uma dos maiores escritores em língua portuguesa hoje, conferenciou sobre a influência recebida do seu colega brasileiro: “Decidi, então, que não iria falar de um escritor nem da sua escrita. Falaria, sim, das razões que creio assistirem a essa poderosa influência que João Guimarães Rosa teve em alguma da literatura africana de língua portuguesa. Falarei também da minha relação com a escrita, falarei da minha atitude perante a produção de histórias (com h minúsculo) e a desconstrução da História (com H maiúsculo).”
Brasil tem mais de 236 mil pessoas em situação de rua

O documento aponta: “Observando-se que os principais motivos para a situação de rua apontados foram problemas familiares, desemprego, alcoolismo e/ou uso de drogas e perda de moradia”, são necessários o fortalecimento da atuação dos CRAS e outros equipamentos, serviços, programas e projetos de assistência social básica, “visando a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social e fortalecer vínculos familiares e comunitários e ações de empregabilidade e renda, assim como a garantia de direitos básicos, como documentação e educação”.
Lavrov: “Rússia está pronta para dialogar sobre a paz com enviado do Papa”

“Continuam os esforços do Vaticano, cujo enviado pretende visitar-nos. Estamos dispostos a encontrar-nos com todos, a falar com todos”. No entanto, o chanceler frisou que a busca pela paz não depende apenas de Moscou. “A Rússia continua pronta para responder a todas as questões sérias, mas as ‘bolas’, que já são muitas, estão no campo do regime de Kiev”. O cardeal Matteo Zuppi elogiou a disposição do ministro Serguei Lavrov para dialogar sobre a situação na Ucrânia.

Um comentário em “Manchetes do dia – 17.9.2023”