Manchetes do dia – 13.9.2023

CPI: nunca vi “tamanha agressividade”, diz PM ferida e jogada da cúpula do Congresso

Em depoimento na CPI do Golpe, em funcionamento no Congresso Nacional, a cabo Marcela da Silva Morais Pinno, da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), disse que nunca havia visto “tamanha agressividade” e “violência” em manifestação como na do 8 de janeiro dos bolsonaristas.A policial militar fez a declaração na CPI que investiga os atos extremistas que resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário —, em Brasília, em 8 de janeiro.

Vestígios de material genético reforçam acusações de vandalismo no 8/1

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou mais 31 indivíduos de vandalismo ao patrimônio público, e outros crimes relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro, após encontrarem vestígios de material genético na sede dos Três Poderes.  Segundo à Folha de S.Paulo, os fragmentos foram confrontados com amostras recolhidas de apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro, presos no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército no dia seguinte.

STF decide pela validade da contribuição assistencial para sindicatos

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento que determinou a legalidade da contribuição assistencial para os Sindicatos. Por 10 votos a 1, os ministros decidiram que sendo toda categoria beneficiada pelas conquistas da entidade de classe, é legal que toda categoria contribuir para o sindicato. A Contribuição Assistencial é aprovada em assembleia e atinge a todos os trabalhadores, sendo assegurado o direito de oposição.

Festa no 75º aniversário da República Popular da Coreia ocupa praça Kim Il Sung em Pyongyang

As comemorações alusivas ao 75º aniversário de fundação da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) aconteceram neste 9 de setembro, na Praça Kim Il Sung, em Pyongyang, com a presença de dezenas de milhares de norte-coreanos, do líder Kim Jong Un e de delegações dos governos da China e da Rússia.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 13.9.2023

Deixe um comentário