Manchetes do dia – 3.9.2023

Grupos nazistas e supremacistas fomentaram atos golpistas pró-Bolsonaro, diz Abin

De acordo com a Abin, cinco comunidades no aplicativo Telegram agregaram cerca de 2.800 membros, visando propagar as chamadas “narrativas de deslegitimação” das instituições — as eleições, a democracia, os poderes constituídos, a imprensa, e, finalmente, o resultados das urnas. Documentos emitidos pela agência governamental datados de 25 de novembro e 1º de dezembro de 2022 foram encaminhados tanto à PF (Polícia Federal) quanto à PCRS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul). No Estado, em junho deste ano, operação foi realizada com o intuito de reprimir discursos de ódio nazistas disseminados por esse grupo.

Imagens da agressão a Moraes chegam ao Brasil “a qualquer momento”, informa Ministério

As autoridades italianas autorizaram e já ralizaram o envio, de forma física, das imagens das câmeras que registraram a agressão, por parte de bolsonaristas, contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e sua família. O Ministério da Justiça afirmou que as câmeras “registraram a agressão à família” de Alexandre de Moraes.. Andréa começou a filmar o ministro e gritar que ele havia “fraudado as urnas e roubado as eleições”. Os filhos de Alexandre de Moraes alertaram que, caso continuasse, ela seria gravada e processada.

Bienal do Livro do Rio de Janeiro celebra 40 anos

O presidente do Snel, Dante Cid, disse que a programação do evento foi pensada para atender público de todas as idades. “É um evento cultural completíssimo. E a gente está buscando torná-lo cada vez mais confortável e atraente para todas as faixas etárias”. Um dos destaques é que a bienal será palco do aniversário de 60 anos da personagem Mônica, das histórias em quadrinho da Turma da Mônica. O público será convidado a cantar parabéns, além de uma sessão de autógrafos com Maurício de Sousa.

Stanislaw Ponte Preta é homenageado em leituras dramatizadas

As leituras dramatizadas incluem trechos de crônicas de seus livros mais conhecidos, como “Tia Zulmira e Eu”, “Primo Altamirando e Elas”, “Garoto Linha Dura” e “Febeapás – Festival de Besteiras que assola o país”. Sergio Porto é reconhecido por ser um dos maiores intérpretes da alma carioca e por sua linguagem jornalística revolucionária, caracterizada pelo humor e irreverência. O evento é uma oportunidade única de mergulhar na obra desse importante cronista brasileiro, que usava o humor para retratar ironicamente os acontecimentos políticos dos primeiros anos dos governos militares. Ele se tornou um ícone do humorismo político nacional com seu “Febeapá”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 3.9.2023

Deixe um comentário