Manchetes do dia – 28.8.2023

Valorização do salário mínimo e correção do IR colocam o povo no orçamento

Está prevista a sanção da lei de valorização do salário mínimo e de correção da tabela do Imposto de Renda, aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional. Para o professor e economista Marcos Costa, da UFF, este é mais um passo para “colocar o povo no orçamento”, como Lula vem defendendo. “É isto que significa a ampliação da isenção do imposto de renda e o aumento do salário mínimo que, mesmo tímido, agora tem uma regra: é reajustado levando em conta a variação da inflação no período e o crescimento do PIB”, explica.

“É preciso retomar a trajetória de Getúlio para o Brasil crescer”, defende Werner Rempel

“Getúlio Vargas pegou no seu governo, na Revolução de 30, um país agrário exportador e transformou o Brasil num país industrializado. Entre 1930 e 1980, o Brasil foi o país capitalista com o maior crescimento contínuo no mundo. Dos anos 30 a 80 cresceu a altas taxas como em nenhum país no mundo nesse período cresceu tanto quanto o Brasil. Getúlio Vargas, entre outras coisas, criou a Justiça do Trabalho em 1939, e criou, no dia 26 de novembro de 1930, apenas 23 dias transcorridos desde o início de seu governo, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. São de Getúlio Vargas também a consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que foi fruto de uma discussão à vida no primeiro Congresso Brasileiro de Direito Social.”

PGR pede que STF derrube lei de Porto Alegre para ‘comemorar’ terrorismo de 8 de janeiro

No projeto de lei, Bobadra se baseou em definições de patriotismo, utilizando citações de figuras como Olavo de Carvalho, conhecido como uma figura influente no bolsonarismo. Ao justificar a proposta, o texto reflete discursos semelhantes aos adotados pelo ex-presidente Bolsonaro e seus apoiadores, destacando um ambiente que parece depreciar qualquer manifestação de patriotismo.

Dermeval Saviani, um marxista da educação.

Um extenso e qualificado dossiê sobre a trajetória acadêmica e produção intelectual de um dos mais relevantes pensadores críticos da Educação no Brasil contemporâneo.  Estamos convencidos de que pesquisadores e educadores – que estudam ou adotam a perspectiva marxista na educação – terão este dossiê como uma importante referência teórica e política. 

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.8.2023

Deixe um comentário