Manchetes do dia – 27.8.2023

Para “melhorar educação”, Tarcísio decide expulsar piores alunos da escola

Para Madalena Guasco, a medida só aumenta a exclusão, além de mostrar o autoritarismo. “O papel da escola não é saber se a criança vai ou não, o papel da escola é acolhimento”. Em sua opinião, a primeira medida da escola deveria ser saber o porquê das ausências para oferecer a ajuda necessária, inclusive com reforço escolar. “Essa é a concepção pedagógica, por isso, essa medida não tem base em nenhuma concepção de educação, senão numa visão autoritária, anti-escola e anti-acolhimento”, atacou.

Que a Sabesp continue a ser do povo!

Em geral, para justificar privatizações, governantes falam em tirar o Estado de áreas não essenciais, melhorar a qualidades dos serviços, ampliar a cobertura de atendimento, abaixar a tarifa ou acabar com prejuízos milionários para os cofres públicos. No caso da Sabesp, nenhuma dessas razões se sustenta, a começar pelo econômico. Com valor de mercado estimado em R$ 37 bilhões, a empresa, presente em 375 municípios paulistas, abastece 28,4 milhões de pessoas com água e 25,2 milhões com coleta de esgotos. O lucro líquido registrado pela companhia foi de 2,3 bilhões em 2021 e de R$ 3,1 bilhões no ano passado.

“O juro vai abaixar, Seu Edgar” – CPC da UMES apresenta comédia sobre o impacto dos juros no dia-a-dia

O espetáculo traz logo em seu título a referência ao teatro brasileiro, prestando reverência ao um dos seus principais autores, Vianinha. “O juro vai abaixar, Seu Edgar” narra a história de “três desgraçados” que se encontram, no único dia de folga do ano. “Trabalham cada vez mais e continuam na pindaíba. Quer comprar uma bike a prazo? Paga três. Quer trezentos reais emprestados? Paga três mil! Quem ganha com tanto juro?”, destaca a sinopse da peça.

Homo erectus

Homo erectus, um de nossos ancestrais mais importantes, surgiu por volta de 1,8 milhão de anos na África e de lá se expandiu rapidamente para o resto do planeta, tendo chegado à Europa por volta de 1 milhão de anos; ao Cáucaso, há 1,75 milhão de anos; em Java, por volta de 1,6 milhão de anos, quando também chegou na China. Ele pode não ter sido o primeiro hominínio a sair da África, como se considera até o momento. Tudo indica que, na verdade, o primeiro hominínio a deixar aquele continente foi o Homo habilis, mas essa é ainda uma hipótese incipiente.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 27.8.2023

Deixe um comentário