“É inadmissível a extinção do parcelamento sem juros”, afirmam entidades em manifesto

A proposta de acabar com o parcelamento sem juros com o cartão foi defendida pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em audiência no Senado, que, ao invés de explicar o motivo que manteve a taxa básica de juros por um ano em 13,75%, arrochando o crédito, os investimentos e o consumo das famílias, resolveu atacar o parcelamento sem juros no cartão de crédito, modalidade esta que impõe os extorsivos juros ao consumidor de 437% ao ano, os maiores juros reais do mundo, com aval do BC. O fato é que o que tem que ser limitado são os juros extorsivos do rotativo do cartão de crédito, o que não tem nada a ver com a proposta de acabar com o parcelamento sem juros no cartão cuja modalidade, ao contrário, impulsiona o consumo.
Índice que mede intenção de consumo dos brasileiros é o maior desde 2015

Mais um indicativo reforça o cenário de recuperação da economia brasileira neste ano. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu em agosto o maior nível desde 2015, segundo medição feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com o mês de julho, o indicador cresceu 1,4% e atingiu os 101,1 pontos. “Tanto a segurança no emprego quanto uma melhora da percepção sobre a renda atual têm levado essa intenção de compras a crescer nos últimos meses”. Por outro lado, quatro em cada dez consumidores dizem estar consumindo menos do que há um ano, o que resulta do temor de contrair dívidas devido ao custo do crédito, mais um reflexo negativo da alta taxa de juros do país sobre a vida da população.
Lula comemora ampliação do BRICS. “Éramos 3º Mundo, agora somos o Sul Global”

Ele disse que foi a reunião mais importante que participou. O BRICS recebeu a adesão da Argentina, da Arábia Saudita, do Egito, dos Emirados Árabes, da Etiópia e do Irã. “O que é importante é que o mundo está mudando. Não é só a xenofobia que está mudando, o extremismo de direita. A economia também começa a mudar, a geopolítica começa a mudar, porque as coisas vão acontecendo e a gente vai ganhando a consciência de que temos que nos organizar”
Homenagear Getúlio hoje é recolocar de pé a CLT e completar a independência do país

Neste momento em que a Justiça brasileira processa, condena e prende elementos fascistas que, insuflados por Bolsonaro, tentaram dar um golpe de Estado no Brasil, nós lembramos nesta data – 24 de agosto – de um outro momento histórico de grande envergadura. O dia – há 69 anos – em que Getúlio Vargas, líder da revolução de libertação nacional, deu sua vida e, com isso, levantou milhões de brasileiros para derrotar o golpe antinacional que se preparava contra Brasil.

Um comentário em “Manchetes do dia – 25.8.2023”