Manchetes do dia – 21.8.2023

Inadimplência se reduz com taxa menor e não com fim do crédito sem juro, diz Fecomércio-SP

À frente da entidade que representa o varejo paulista, Dall’Acqua opina que além de impulsionar o consumo, a ferramenta, atualmente em debate, é uma importante ferramenta dos lojistas. “A alegação de alguns bancos de que o parcelamento sem juros impulsiona as elevadas taxas do crédito rotativo também não corresponde à realidade: hoje, ele é uma operação restrita à relação entre lojistas e consumidores suportada por um acordo entre os estabelecimentos e os agentes de crédito(…) Isto é, não há impacto sobre as cobranças do rotativo”, diz.

Guiana já descobriu o equivalente a 75% da reserva de petróleo do Brasil explorando a Margem Equatorial

A chamada Margem Equatorial, considerada a nova fronteira petrolífera no Brasil e que tem motivado debates dentro do governo, desde que o Ibama negou, em maio, a licença ambiental para que a Petrobrás inicie as pesquisas para comprovar as reservas no local, já tem gerado significativos recursos para a Guiana. Além da Guiana, o Suriname também já fez a sua primeira descoberta, em 2020, com comprovação de potencial de extração de 4 bilhões de barris na região, cerca de 27% da reserva brasileira.

Lula viaja rumo ao ‘Brics’ e agenda de parcerias com países africanos

Um dos temas que deverá ocupar as discussões será a inclusão de novos membros ao grupo. Ao menos 22 países formalizaram pedidos de adesão. Depois da participação no encontro com outros Chefes de Estado no encontro do Brics – delegações de mais de 40 países entre convidados devem participar – Lula irá para Angola, onde será recebido pelo presidente João Lourenço nos dias 25 e 26. Eles deverão estabelecer parcerias bilaterais em agricultura, processamento de dados, saúde e educação. Lula ainda irá a um seminário na Assembleia Nacional de Angola e de evento com empresários dos dois países.

“Itinerário de recuperação da Ciência e Tecnologia não deve nem pode ser interrompido”, defendem SBPC e ABC

 De acordo com as entidades, o ministério, que tem à frente a ministra Luciana Santos, não pode ser “submetido a injunções partidárias que desconheçam o papel decisivo que a ciência desempenha para o desenvolvimento econômico, social e sustentável”. A SBPC e a ABC ressaltam que desde o início do ano o ministério, “recobrado para sua missão, tem tido papel fundamental nas políticas do Estado brasileiro”. “Assim, mostrou recentemente sua importância em sua atuação na cúpula dos países amazônicos, buscando por meio da CT&I a cooperação entre os países que compartilham a maior floresta tropical do mundo”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.8.2023

Deixe um comentário