Manchetes do dia – 16.8.2023

Primeiro apagão após privatização da Eletrobrás afeta 25 estados brasileiros 

O blecaute acontece no dia seguinte à renúncia de Wilson Ferreira do cargo de CEO da Eletrobrás. Ele estava no comando da empresa desde a privatização realizada por Bolsonaro. Desde a entrega das ações da estatal ao capital privado, um processo de demissões forçadas, batizado de Plano de Demissões Voluntárias (PDV), foi iniciado. O objetivo da gestão privada é de cortar 5 mil trabalhadores das empresas do sistema Eletrobrás. Na avaliação do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, a privatização da Eletrobrás foi “um crime de lesa pátria” cometido pelo governo Bolsonaro.

Caso das joias deixa Bolsonaro distante da direita e perto da prisão

Jair Bolsonaro nunca esteve tão isolado. Provável líder de uma quadrilha que se apropriou ilegalmente de joias sauditas doadas ao governo brasileiro, o ex-presidente assiste à fuga em massa de antigos aliados, constrangidos em defendê-lo de um caso tão escandaloso. Ao mesmo tempo, a possibilidade de ser condenado a prisão parece cada vez mais iminente. “Mesmo os menos alarmistas admitem que o caso é ‘muito ruim, mais um episódio muito ruim’. Os mais pessimistas tratam o episódio como ‘uma tragédia política e jurídica’”, resume Daniela. O caso tem potencial, segundo essas lideranças, para “relegar o bolsonarismo ao seu núcleo mais duro e radical”.

Rússia se torna maior economia da Europa

A Rússia alcançou um marco histórico em sua economia, tornando-se a maior da Europa em termos de Paridade do Poder de Compra (PPC), ultrapassando a Alemanha. Apesar das adversidades enfrentadas devido à guerra e às sanções aplicadas em 2022, o país apresentou resiliência. Com um PIB PPC de 5,32 trilhões de dólares em 2022, a Rússia agora ocupa o quinto lugar no ranking mundial, superando a Alemanha, que detém o sexto lugar, com um PIB PPC de 5,3 trilhões de dólares. À frente da Rússia estão a China em primeiro lugar, os Estados Unidos em segundo e a Índia em terceiro. O Japão ocupa a quarta posição nessa lista impressionante.

Candidato peronista Massa conclama ampla frente argentina para deter fascismo e dolarização

Com o país enredado nas teias do FMI há quase oito anos e sangrado pelos fundos abutres, inflação que ultrapassa 100%, juros estratosféricos, crise cambial e 40% da população na pobreza, os hermanos argentinos superaram o nosso voto cacareco de priscas eras nas chamadas primárias deste domingo (13), propiciando o primeiro lugar ao autodenominado “anarcocapitalista” Javier Milei. O arrivista, além de entusiasta de Trump e Bolsonaro, também é roqueiro e adepto da dolarização, das privatizações, do porte de armas e da ‘comunicação’ com cães mortos e venda de órgãos humanos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 16.8.2023

Deixe um comentário