Manchetes do dia – 4.8.2023

TSE publica decisão que tornou Bolsonaro inelegível: “fez evento massivo de desinformação”

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o acórdão confirmando a condenação que tornou Jair Bolsonaro inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A Corte concluiu pela condenação de Bolsonaro pelo voto de 5 ministros contra 2. A condenação aconteceu por conta de uma reunião com embaixadores estrangeiros convocada por Jair Bolsonaro, durante a qual ele apresentou mentiras sobre as urnas eletrônicas e ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

“Se tiver petróleo na Margem Equatorial, ele será explorado”, diz Lula a repórteres da região

“O Amapá pode continuar sonhando com a exploração de petróleo na Margem Equatorial”, disse Lula. “O estudo do Ibama não é definitivo. A Petrobrás tomará todos os cuidados na exploração”, garantiu o presidente aos radialistas amazônicos. O presidente disse que, no momento, o mais importante é dar continuidade às pesquisas para certificar que há mesmo petróleo na região.

Desafios do governo Lula: resgate de um Seminário

A necessidade de reconstrução nacional, que consideramos o principal desafio do governo Lula, decorre do fato de que o Brasil, depois de quatro décadas de estagnação econômica, havia mergulhado numa profunda crise a partir de 2014, que culminou com a destruição promovida pelo governo bolsonarista. Essa destruição afetou a todos os setores da vida nacional, mas um dos seus principais alvos foi o mundo do trabalho.

“Chegou a hora de corrigir a injustiça histórica”: Putin defende presença da África no CS da ONU e G20

Realizada a II Cúpula Rússia-África, com 49 dos 54 paises africanos ali representados. “A Rússia e a África estão ligadas por fortes laços de amizade e relações estreitas, suas fundações foram lançadas em meados do século passado. Durante décadas, apoiamos sua difícil oposição ao jugo colonial”, acrescentou o presidente russo, referindo-se ao papel jogado pela União Soviética na descolonização.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 4.8.2023

Deixe um comentário