Multinacionais estão se apossando do lítio, níquel e cobalto brasileiros

A discussão sobre as possibilidades do Brasil se beneficiar, em seu processo de reindustrialização, com o uso das novas tecnologias visando a transição energética está sendo literalmente atropelada. Isso ocorre pela presença cada vez maior de empresas estrangeiras que vão assumindo o controle das reservas brasileiras dos minerais estratégicos e essenciais para essas tecnologias. Está havendo uma ampliação acelerada das aquisições, feitas por empresas estrangeiras, das reservas brasileiras das matérias primas usadas na indústria de informática, de comunicação e nas baterias de longa duração. Minérios como lítio, níquel e cobalto estão sendo exportados in natura pelas mineradoras que aqui estão se instalando.
Gasolina da Petrobrás é em média 23% mais barata que a das refinarias privatizadas

No mês de julho, enquanto a Petrobrás vendia o litro da gasolina, em média, a R$ 2,52 às distribuidoras, as refinarias que foram privatizadas por Bolsonaro – com a justificativa que os preços iriam baixar – cobravam, em média, R$ 3,10. Este é o maior patamar desde que o OSP iniciou a pesquisa, que mede a diferença de preço da gasolina da Petrobrás com as refinarias privadas, em dezembro de 2021, quando foi privatizada a primeira refinaria da estatal, a Landulpho Alves (RLAM), atualmente chamada de Mataripe. Em maio desse ano, a Petrobrás anunciou sua nova política de preços, extinguindo com a Paridade de Preços de Importação (PPI), prática na empresa desde 2017, que fez com que os preços dos combustíveis se elevassem no mercado interno em níveis nunca vistos na história deste país.
O Brasil posto à margem do desenvolvimento

A preeminência da tecnologia como condição para o desenvolvimento econômico e a soberania, que passa pelo desenvolvimento industrial, é o testemunho dos EUA desde o século 18, e da União Europeia de hoje, que sobrevive, mesmo politicamente subalternizada, graças aos frutos acumulados de seu passado de desenvolvimento científico, tecnológico e industrial. É de igual sorte a lição da Índia e dos “Tigres asiáticos”. Mas o modelo paradigmático de desenvolvimento acelerado e contínuo é oferecido pela China.
Conferência de Segurança Alimentar discute ações contra a fome

A ação buscou potencializar os compromissos políticos pela soberania alimentar, garantir o direito humano à alimentação adequada e sustentável para os soteropolitanos, além de assegurar a participação social e gestão intersetorial no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Um comentário em “Manchetes do dia – 31.7.2023”