Luciana Santos defende investimento na Ciência para que Brasil se torne uma potência tecnológica

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi aplaudida de pé durante a abertura da 75ª Reunião Anual da SBPC, ao defender o papel da Ciência no desenvolvimento brasileiro. Segundo a ministra, os avanços na área representarão “um verdadeiro divisor de águas entre este capítulo que estamos escrevendo e os episódios recentes de negação da ciência e dos seus benefícios para a humanidade”. Luciana afirmou que os retrocessos do governo Bolsonaro “agravaram vulnerabilidades econômicas e sociais, levando o Brasil de volta ao “Mapa da Fome”. “Mas sob a liderança do presidente Lula, estamos resgatando valores civilizatórios, fortalecendo a nossa democracia e enfrentando as desigualdades que ainda persistem em nosso País”, disse.
Bolsonarista que tentou explodir aeroporto de Brasília traficava armas

O terrorista George Washington, que tentou explodir um caminhão com combustível em Brasília, negociou e vendeu armas de fogo para outros bolsonaristas que estavam no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército. Mensagens obtidas pela Polícia Civil do DF e divulgadas pelo UOL mostram que, em novembro de 2022, George Washington estava negociando armamentos com pelo menos dois acampados. Um deles, o fazendeiro Álvaro Canevari, disse que queria uma carabina .357 e que estava se preparando para uma “guerra civil” caso roubassem “a eleição do Bolsonaro”.
Arquiteto demonstra o prejuízo causado ao Metrô-SP pela privatização da Linha Amarela

Sartori mostra que os contratos da privatização do metrô paulista favorecem as empresas e o descaso com a população que sofre com um transporte precarizado, com inúmeras falhas diariamente. “Agora imagina uma empresa que em dois anos aumentou o lucro em mais de 400% mesmo que as vendas tenham diminuído em 27%. E que esse lucro em 2021 foi de quase R$ 1 bi. Essa é a ViaQuatro, empresa que opera a linha 4 amarela do metrô de São Paulo. Enquanto isso, o metrô estatal teve um prejuízo de mais de R$1 Bi em 2022”, diz Sartori, quando explica o contrato péssimo das empresas com o governo do estado.
Espanha: PSOE é derrotado depois de apoiar guerra da Otan e sanções dos EUA

As eleições para as 350 cadeiras da Câmara dos Deputados, que indica o primeiro-ministro da Espanha por maioria simples, se encerraram neste domingo (23) com um avanço do Partido Popular (PP), a estagnação eleitoral do Partido Socialista (PSOE) do premiê Pedro Sánchez e uma ampla derrota da extrema-direita do Vox. A abstenção de 29,6%, uma das maiores da história, só não foi recorde porque foram contratadas às pressas 10 mil pessoas para viabilizar o voto por correio, uma inovação nesta oportunidade.

Um comentário em “Manchetes do dia – 25.7.2023”