Manchetes do dia – 13.7.2023

Terceirização irrestrita “é irmã gêmea do trabalho análogo à escravidão”, diz Marinho

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reforçou a necessidade de revisão da legislação trabalhista durante o lançamento de um “pacto” pelo trabalho decente nas lavouras de café do Espírito Santo. Segundo Marinho, a “reforma” implementada em 2017 trouxe insegurança jurídica ao país. Na possível revisão de temas trabalhistas, Marinho citou a questão da terceirização, que antes era restrita a atividades-meio e foi ampliada – também a partir de 2017 – para todas as atividades.

“Mito” tira o seu da reta e joga nas costas de Do Val e Silveira a trama do golpe que deu errado

O depoimento de Jair Bolsonaro (PL) na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, é a quarta oitiva do ex-presidente sobre investigações de seus possíveis crimes. Ele já é investigado em outros três inquéritos por tentativa de se apoderar ilicitamente das joias árabes, por fraudes em registros de vacinação contra a Covid-19 e incitamento ao terrorismo no dia 8 de janeiro. Ele disse à PF que não tinha nenhuma relação com o senador capixaba, mas não explicou porque se reuniu com ele e Daniel Silveira num domingo no Palácio da Alvorada pouco antes da diplomação de Lula

A Ciência voltou: Confira o discurso da ministra Luciana Santos

Neste governo, a ciência não é programa de um Ministério. Ela integra a agenda de todo o governo como pilar do desenvolvimento em suas múltiplas dimensões: no combate à fome; na nova política de industrialização; no combate ao desmatamento e no desenvolvimento sustentável da Amazônia; na construção de uma arrojada agenda climática; nas políticas de transição energética e transformação digital; e na garantia de uma Nação independente e soberana.

Governo Lula encerrará programa de escolas cívico-militares de Bolsonaro

Em ofício encaminhado pelo Ministério da Educação aos secretários de todo o país nesta semana, foi anunciado que o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) será encerrado até o final deste ano. Esse tipo de escola foi criado em 2019, e tinha como um de seus pilares ideológicos o militarismo. Por meio do Pecim, militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares atuam na gestão escolar e na gestão educacional. De acordo com o MEC, em todo o país, 216 escolas aderiram ao programa. 

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 13.7.2023

Deixe um comentário