“Esse cidadão que está no Banco Central não entende nada de Brasil”, denuncia Lula

Ele afirmou que o presidente do Banco Central “não entende absolutamente nada de país”, já que mantém a Selic em 13,75% ao ano e beneficia apenas o mercado financeiro. “Não existe hoje nenhuma explicação econômica, sociológica, filosófica, o que você quiser, pensar para que a taxa de juros esteja a 13,75%, porque nós não temos inflação de demanda. Se aumentava o juros quando você tinha uma demanda crescendo e precisava reduzir a demanda”, disse Lula.
Juro do cartão de crédito explode em 455%, maior taxa em seis anos

Juros extorsivo do cartão, com aval do Banco Central, é apontado pelas famílias brasileiras como principal responsável pelo alto nível de inadimplência e endividamento O cartão é a modalidade de crédito mais usada pela população e também o principal fator de endividamento das famílias, que atualmente atinge 78% dos consumidores. O rotativo é acionado quando a fatura do cartão não é paga integralmente na data de vencimento. O uso dessa modalidade teve crescimento recorde em 2023.
BC sabe que economia está melhorando e aumenta projeção do PIB

A mais recente projeção do PIB brasileiro para este ano, é mais um indicativo de que o cenário econômico brasileiro inicia trajetória de recuperação. A estimativa passou de 1,2% para 2%, conforme Relatório de Inflação, publicado a cada três meses pelo BC. A nova previsão do crescimento é motivada por “surpresas positivas em algumas atividades da indústria e do setor de serviços no primeiro trimestre, além de melhora nos prognósticos para a agricultura”. Já para o mercado financeiro, a projeção chega a uma alta de 2,18% do PIB em 2023.
Reajuste salarial ficou acima da inflação em maio, diz Fipe

Em maio, nove em cada dez (91,9%) reajustes salariais conquistados através de negociações e convenções coletivas superaram a inflação acumulada nos 12 meses anteriores. Os dados são do Salariômetro, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).O índice é a maior proporção registrada desde o início da série histórica, iniciada no final de 2012. Para junho, a prévia indica a proporção de 81,4% de reajustes acima da inflação.

Um comentário em “Manchetes do dia – 30.6.2023”