TCU investiga rombo de R$ 1 trilhão no BC. Campos Neto cita KPMG e tenta evitar escândalo

Um processo aberto em 2019 no TCU está analisando um “erro contábil” de R$ 1 trilhão no Banco Central. A responsabilidade do rombo trilionário é do presidente da instituição, Roberto Campos Neto. O rombo gigantesco se refere ao balanço do BC naquele ano. Para os auditores do TCU que avaliaram os dados advindos da ação, a documentação analisada não refletia a situação patrimonial, o resultado financeiro e nem o fluxo de caixa do BC, conforme relatório publicado.
“O Senado tem instrumentos para fazer o BC cumprir a lei”, garante o líder do MDB

“Não é que queremos mudar a regra do jogo. Não, dentro da regra estabelecida, na independência do Banco Central, o Senado tem mecanismos para fazer cumprir a sua posição e mecanismos. É só analisar o que está previsto na lei. Nós temos os mecanismos. Portanto, o Banco Central está na hora de levar em consideração que a independência do Banco Central está sob uma égide legal. Eles, portanto, precisam entender que há uma subordinação legal”, disse o senador Eduardo Braga (AM). “Essa questão dos juros é um debate absolutamente necessário e não é apenas a taxa Selic que é necessário discutir, mas também essa questão do crédito rotativo do cartão de crédito no Brasil”.
Cansado e dorminhoco, 1º satélite brasileiro bate recorde ao superar a Nasa

Quando foi lançado, em fevereiro de 1993, o SCD-1 (Satélite de Coleta de Dados 1) marcava época por ser o primeiro desenvolvido, construído e operado pelo Brasil. Após 30 anos, 4 meses e 4 dias, no último sábado (17), ele bateu um recorde: é o equipamento enviado ao espaço para observação da Terra há mais tempo em operação na órbita do planeta. Para fazer isso, superou duas barreiras.
Há 73 anos, começava a Guerra da Coreia

Em 25 de junho de 1950, as tropas da República Popular Democrática da Coreia e dos EUA começaram conflitos e batalhas abertas entre si após uma série de hostilidades e violações vedadas entre os anos de 1948 e 1950. Durante os 3 anos de guerra, os EUA arrastaram vários países – sob a bandeira de “paz” da ONU – para uma guerra violenta que contou, por parte dos estadunidenses, com uso de armas químicas e biológicas proibidas por convenções internacionais.

Um comentário em “Manchetes do dia – 27.6.2023”