Senadora pede o afastamento de Campos Neto da presidência do BC

O argumento da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) é que há “comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da instituição”. A senadora ainda pediu apoio aos colegas da Casa Alta e disse que “Campos Neto sabota o Brasil”. “Oficializamos pedido de exoneração do presidente do BC, devido sua persistência em manter injustificadamente as taxas de juros, comprometendo a economia do país”.
“O Senado tem instrumentos para fazer o BC cumprir a lei”, garante o líder do MDB

“Não é que queremos mudar a regra do jogo. Não, dentro da regra estabelecida, na independência do Banco Central, o Senado tem mecanismos para fazer cumprir a sua posição e mecanismos. É só analisar o que está previsto na lei. Nós temos os mecanismos. Portanto, o Banco Central está na hora de levar em consideração que a independência do Banco Central está sob uma égide legal. Eles, portanto, precisam entender que há uma subordinação legal”, disse o senador Eduardo Braga (AM). “Essa questão dos juros é um debate absolutamente necessário e não é apenas a taxa Selic que é necessário discutir, mas também essa questão do crédito rotativo do cartão de crédito no Brasil”.
Encontro debate retomada dos direitos trabalhistas e a defesa da unicidade sindical

600 confederações, federações, sindicatos e centrais sindicais reuniram-se para debater propostas de mudanças e revogações dos ataques aos direitos trabalhistas praticados a partir da reforma trabalhista durante os governos Temer e Bolsonaro. As entidades também reforçaram a defesa do atual modelo de estrutura sindical baseado na unicidade e sistema confederativo. O desembargador Marcelo D’Ambrosoressaltou que as leis que estabeleceram a reforma trabalhista e a terceirização irrestrita foram extremamente regressivas e prejudiciais para o conjunto dos trabalhadores, para o Direito do Trabalho e na própria prestação dos serviços da Justiça do Trabalho.
Implosão do Titan e cobertura da mídia contrastam com naufrágios no Mediterrâneo

Foi confirmada pela guarda costeira dos Estados Unidos que foram encontrados destroços do submersível Titan, da empresa OceanGate, que realizava expedição até o naufrágio do Titanic, a uma profundidade de 3.800 metros. A investigação das autoridades aponta para a implosão do Titan devido a pressão externa exercida pela coluna de água. É lamentável o caso ocorrido com a OceanGate, no entanto apenas no primeiro trimestre desse ano mais de 441 migrantes morreram no Mediterrâneo tentando chegar à Europa, de acordo com a ONU.

Um comentário em “Manchetes do dia – 26.6.2023”