Manchetes do dia – 25.6.2023

“Campos Neto pode e deve ser afastado por insuficiência de desempenho”

O Presidente da Frente Parlamentar Contra os Juros Abusivos, Lindbergh Farias, protocolou uma denúncia no Conselho Monetário Nacional (CMN) contra Roberto Campos Neto. O deputado acusa o presidente do Banco Central de descumprir os objetivos da instituição e pede ao CMN que avalie a possibilidade de solicitar ao Senado Federal a exoneração de Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro. Lindbergh argumenta que a manutenção da taxa de juros em 13,75% por parte de Campos Neto não está alinhada com os objetivos do Banco Central de promover o crescimento econômico e o pleno emprego.

Selic a 13,75% é crime de lesa-pátria, afirma a EngD

O Banco Central (BC) sob o comando do bolsonarista Roberto Campos Neto se tornou uma ameaça não apenas à economia do Brasil – mas à própria soberania nacional. Os efeitos dos juros altos são sentidos em todos os setores da economia, travando uma retomada mais robusta do crescimento econômico e inviabilizando todo e qualquer projeto de desenvolvimento. Com exceção do setor financeiro, a quem interessa que o Brasil permaneça com a mais elevada taxa de juros reais do mundo?

Cerrar fileiras na defesa da unicidade sindical, do sistema confederativo e da CLT

A forte rede de proteção aos trabalhadores, construída nos governos trabalhistas de Getúlio, com uma revolução e um suicídio heroico que garantiu a posse dos seus sucessores, Juscelino Kubitschek e João Goulart, resistiu a 21 anos de ditadura e a três governos neoliberais. O fato é que as elites brasileiras, impregnadas de preconceitos, embasbacadas pelas modas norte-americanas e europeias, de tradição escravocrata, jamais engoliram nosso sistema trabalhista sindical. Assim, foi tecida, durante anos, uma ideologia “meia boca’’, antitrabalhista, para uma campanha quase permanente com financiamento estrangeiro (Anampos) e apoio dos últimos governos neoliberais e fascistas.

Elza Soares, rebelde invencível

A sexta-feira 23 de junho é dia do nascimento da cantora, intérprete e guerreira Elza Soares. A sua vida, a perseguição que sofreu por amar demais, terminaram por crescer diante da arte da cantora inesquecível. Pois se tornou impossível lembrá-la sem falar a sua relação com Garrincha, o maior driblador de futebol que já houve. No amor imenso e último por Garrincha, o quanto Elza Soares foi insultada e caluniada, quando começou o casamento com o craque. Falavam que ela era oportunista, gananciosa, que estava a fim da fama e do dinheiro de Garrincha. Logo ela, tão famosa em todo o Brasil, que possuía mais dinheiro que ele, que era a mulher escolhida pelo gênio em seus mais memoráveis jogos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 25.6.2023

Deixe um comentário