A terapia da escrita pode ser a chave para melhorar a saúde mental

De nossa parte, como bem sabe o leitor, temos escrito bastante sobre as angústias humanas que também afetam a cada um de nós, ainda que sem finalidade terapêutica previamente pensada ou orientada. A ciência, segundo o artigo abaixo, pode estar trazendo mais luz sobre como colocar as coisas no papel pode melhorar a saúde mental.

Avatar de Factótum CulturalFactótum Cultural

Colocar sentimentos e angústias no papel pode ser a chave para cuidar da saúde mental, mas a técnica não se trata de um simples diário, ok? O método requer cautela e profissionais para lidar com as feridas e traumas revisitados na escrita.

Aterapiade escrita, seja como prática individual ou em grupo, tem sido uma ferramenta poderosa “para descompactar e dar sentido aos nossos pensamentos e sentimentos”, diz Rebecca Hendrix, terapeuta de Nova York. Às vezes, pode parecer que os novos tratamentos para asaúde mentalsão extremamente tecnológicos ou inovadores – olá, terapia online gratuita e psicodélicos para depressão pós-parto –, mas o recente aumento no interesse em torno da escrita terapêutica é revigorante.

“Existem inúmeros estudos que ligam o registro de nossos pensamentos e sentimentos a uma diminuição nos sintomas de ansiedade, depressão e estresse”, diz Charlotte Haigh, terapeuta na Califórnia. “Onde mais temos um espaço para…

Ver o post original 1.085 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “A terapia da escrita pode ser a chave para melhorar a saúde mental

Deixe um comentário