Harari e a inteligência artificial

O historiador israelense Yuval Harari tornou-se um dos escritores mais lidos do mundo com suas obras sobre a história – passada e futura – dos sapiens. Em conjunto com Harris e Raskin, tece considerações sobre os riscos de a inteligência artificial dominar os humanos e, por consequência, a vida no planeta.

Avatar de Fernando Nogueira da CostaBlog Cidadania & Cultura

20 março 2023  Título: Os tons discretos do cinza  A ilustração figurativa de Ricardo Cammarota foi executada em técnica manual com lápis de cor sobre papel.  A imagem, na horizontal (proporção 17,5cm x 9,5cm - versão impressa), mostra uma mão de um robô acessando, com o dedo indicador, um aparelho telégrafo antigo. O fundo da ilustração está em fundo branco chapado.
Robô interage com telégrafo antigo. Ilustração originalmente publicada na coluna do Luiz Felipe Pondé de 20.mar.2023 -Ricardo Cammarota

Yuval Harari, Tristan Harris & Aza Raskin (THE NEW YORK TIMES) Hararié historiador e fundador da empresa de impacto socialSapienship. Harris eRaskinsão os fundadores do Centro para Tecnologia Humana.

Imagine que, ao embarcar num avião, metade dos engenheiros que o construíram lhe diga que há10% de chance de ele cair, matando você e todos os outros a bordo. Você ainda embarcaria?

Em 2022, mais de 700 acadêmicos e pesquisadores ligados às principais empresas de inteligência artificial foram entrevistados sobre orisco futuro da IA.A metade dos entrevistados afirmou que havia 10% ou mais de chance de extinção humana (ou perda de poder igualmente permanente e severa) por futuros sistemas de IA. As empresas de tecnologia que constroem os grandes modelos de linguagem de hoje estão envolvidas numa…

Ver o post original 1.232 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Harari e a inteligência artificial

Deixe um comentário