Kestrel, o “navio-fantasma” da praia do Embaré

Quando de Benedisto Calixto, final do século 19

Com informações e imagens dos portais da Prefeitura de Santos, Memória Santista e Náutica

O veleiro inglês Krestel encalhou na orla santista em 1895. O sítio arqueológico, vizinho ao Canal 5, foi recentemente estabelecido com o desassoreamento da canal do porto, soterrada que estava a embarcação sob as areais do beira-mar.

Ao invés de remover os destroços a um museu, com o risco de deterioração dos materiais, a Prefeitura local uniu a preservação do patrimônio histórico à tecnologia, permitindo que desde a ponte sobre o canal o visitante “visse” o navio original em “realidade aumentada”.

A projeção de realidade aumentada pode ser acessada pelo celular a partir de uma placa no pontilhão da faixa de areia do canal 5, perto de onde se encontram os destroços do navio fantasma em Santos.

Mais Baixada Santista

Um ano antes do Kestler a Praia Grande viu o Caldbeck encalhar (abaixo ilustrado também por Calixto em 1903), mas essa já é outra história.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Kestrel, o “navio-fantasma” da praia do Embaré

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: