Olhar Estrangeiro sobre a Economia Brasileira

Estabeleceu-se um consenso entre todos os participantes do Seminário: o tripé austeridade fiscal-taxa de juro disparatada-moeda nacional apreciada levou ao retrocesso no desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

Avatar de Fernando Nogueira da CostaBlog Cidadania & Cultura

O Seminário realizado no BNDES sobre Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI, em 20 e 21 de março de 2023, valeu para registrar: o social-desenvolvimentismo voltou!

O jornalismo econômico brasileiro e seus exclusivos economistas neoliberais devem estar ressentidos por isso acontecer depois do longo boicote aos economistas social-desenvolvimentistas. Ocorreu desde o golpismo midático contra a Presidenta Dilma, reeleita em 2014, minha ex-aluna no doutorado do IE-UNICAMP.

Semanalmente, até hoje, colunista-editor do Valor massacra a chamada por ele de Nova Matriz Macroeconômica (NMM). Ela é condenada como fonte de todos os males posteriores. No limite, devido ao “efeito bola-de-neve”, até mesmo pela emergência do neofascismo tupiniquim, liderado por um populista de extrema-direita!

Ver o post original 1.346 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Olhar Estrangeiro sobre a Economia Brasileira

Deixe um comentário