O Partido Comunista dos Estados Unidos da América, cujo lema é “povo e planeta antes dos lucros”, publicou uma análise sobre a situação no leste europeu. O desejo de paz recomenda a leitura do manifesto antifascista, do qual destacamos:
O Partido Comunista dos EUA tem observado os eventos na Rússia, LPR, DPR e Ucrânia por muitos anos. Somos totalmente solidários com o povo das Repúblicas Populares de Luhansk e Donetsk em sua luta contra o regime fascista de Bandera, apoiado pelos EUA-UE-OTAN em Kiev.
Dado o aumento das tensões no sistema imperialista, tanto a Rússia quanto a China estão buscando ativamente destruir a dominação imperialista dos EUA internacionalmente após a contra-revolução na União Soviética em 1991. Arrogância e triunfalismo dos EUA na ordem liberal ocidental liderada por Washington como uma potência internacional unipolar . Eles rapidamente começaram a trabalhar violentamente refazendo o mundo à sua imagem capitalista.
Os líderes americanos e ocidentais prometeram “nem um centímetro a leste” tanto ao secretário-geral soviético Gorbachev quanto ao presidente russo Yeltsin. Eles renegaram suas promessas expandindo a OTAN várias vezes nos últimos trinta anos, de originalmente 12 países para 30 países até 2022 e movendo-se 600 milhas mais perto da fronteira russa.

Os comunistas estadunidenses contam a história da expansão imperialista (+822 palavras, Brasil Popular), para concluir:
O Partido Comunista dos EUA se solidariza com a classe trabalhadora antifascista e os comunistas da Rússia, LPR, DPR e Ucrânia, que anseiam pela derrubada das estátuas de Stepan Bandera e sua laia fascista. Lembre-se dos milhões de soviéticos, incluindo russos e ucranianos juntos, que lutaram e morreram para livrar o mundo do fascismo.
Reconhecemos que os Estados Unidos e a OTAN são a principal causa do conflito. Enquanto milhões nos Estados Unidos sofrem com cuidados de saúde, educação e assistência infantil insuficientes, e com o aumento dos custos para a classe trabalhadora de bens e serviços básicos, sabemos que é a classe dominante dos EUA, os capitalistas dos partidos Democrata e Republicano, que eles são os inimigos da classe trabalhadora americana.
Apelamos ao futuro governo da Ucrânia para legalizar o Partido Comunista Ucraniano, que foi banido pela junta fascista, e permitir que o movimento sindical retome seu trabalho. Apresentamos nossas cordiais saudações fraternas e nossa mais profunda solidariedade aos Partidos Comunistas e Operários da ex-URSS neste tempo de guerra.
NÃO AO FASCISMO! NÃO À OTAN!
NÃO ÀS SANÇÕES!
NÃO À GUERRA COM A RÚSSIA!
Leitura complementar sugerida: sobre a contradição e a prática, ambos de Mao Tsé Tung.
Bom ter informações do mundo e principalmente dos conflitos para tentarmos acabar com infiltração em qualquer parte do planeta. OTN. NAO QUEREMOS DEFESA COM ATAQUE.
CurtirCurtir