Manchetes do dia – 12.2.2023

Bancos privados lucram R$ 64,4 bilhões com juros altos enquanto produção segue estagnada

Com essa alta taxa da lucro, ainda reclamam que o resultado dos três bancos privados juntos representa uma queda de 7,31% no lucro em relação ao ano anterior (2021). O fato é que os bancos seguem esfolando o setor produtivo e a população brasileira que está endividada e é obrigada a pagar taxas que vão de 50% nos empréstimos a mais de 400% de juros no cartão de crédito ao ano, segundo o Banco Central.

Produção industrial fecha 2022 com quedas em oito dos 15 locais pesquisados

IBGE aponta que a inflação e o aumento dos juros afetaram diretamente o poder de compra das famílias. Principal parque industrial do país, São Paulo, ficou estagnado, com 44% de seus ramos perdendo produção, destacou o Iedi.

Dilma tem aval dos países e vai presidir Banco dos Brics

O NBD (Novo Banco de Desenvolvimento) visa financiar obras para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países que compõem o colegiado de economias emergentes. A ex-presidente vai morar em Xangai. Comandará o banco até 2025.

Manifesto de economistas cobra queda nos juros ao Banco Central

“A taxa de juros no Brasil tem sido mantida exageradamente elevada pelo Banco Central e está hoje em níveis inaceitáveis. O discurso oficial em sua defesa não encontra nenhuma justificativa, seja no cenário internacional ou na teoria econômica, e o debate precisa ser arejado pela experiência internacional”, diz o manifesto.

Hoje no Brasil e o mundo

Edição anterior

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 12.2.2023

Deixe um comentário