Contos de fadas na psicologia analítica

Foto: Reprodução Estudos Kids

Adriana Politi apresenta um curso para entender “como eles são trabalhados e os conceitos de sombra, persona, complexos, anima, animus, processo de individuação, Self, entre outros arquétipos nos contos” e descobrir como “utilizar os contos de fadas nos processos psíquicos individuais e na prática clínica”.

Segundo ela:

Contados, lidos ou assistidos em uma tela, os contos de fadas têm aceitação garantida.

Diante de seus enredos e etapas que as personagens têm de percorrer para chegar onde desejam ou onde nem pensam em chegar, eles vão desvendando como a alma se expressa ao longo desse caminho: seus medos, sua ingenuidade, seu orgulho, sua teimosia, seus encantos, suas dificuldades…

A releitura simbólica dos contos de fadas reaviva conteúdos inconscientes, possibilitando sua integração na consciência e apontando caminhos para a resolução de conflitos. 

Representam dramas da alma com materiais comuns a toda humanidade, possibilitando para aqueles que acessam sua linguagem uma grande jornada de autodescoberta.

Adriana Politi é psicóloga e psicoterapeuta clínica Junguiana. Membro candidata da Associação Junguiana de São Paulo / IJUSP, Associação Junguiana do Brasil / AJB e International Association for Analytical Psychology / IAAP. Especialista em Psicoterapia Junguiana. Especialista em Saúde Mental. Pesquisadora dos Contos de Fada e Lendas Brasileiras.

Para saber mais, visite a página da Adriana Politi.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: