Epigenética

Aos leitores da Varsomics – soluções de bioinformática para a prática da medicina de precisão -, a bióloga Bruna Mascaro fala sobre a epigenética, que trata da relação entre o DNA e o meio ambiente e sua ação sobre a qualidade de vida do indivíduo.

De acordo com Richard Wadington, epigenética tem origem em antigo termo grego e refere-se “à maneira como os genes interagem com o meio ambiente na construção dos organismos”. Bruna explica que todas “milhares de células com a mesma informação genética original” necessitam de um fator externo para diferenciar-se das demais e cumprir sua função na constituição e funcionamento do organismo vivo.

Ela prossegue:

A atividade genética pode ser regulada como um interruptor de uma lâmpada: pode ser desligada ou ligada, em diferentes níveis. Essa regulação é realizada a partir de alterações químicas na sequência de DNA dos nossos genes, sem alterar a identidade dos pares de base que compõe o DNA, atuando literalmente sobre os genes, daí o termo ‘epi’genética.

Assim, mesmo entre gêmeos monozigotos, que têm exatamente a mesma sequência de DNA, diferenças existem devido à variedade de interações ambientais que os indivíduos são sujeitos na sua vida.

Não é difícil intuir a aplicação dos estudos epigenéticos na saúde e bem-estar das pessoas. Fatores ambientais mais favoráveis ajudam no desenvolvimento de um organismo saudável e podem inibir, por outro lado, fenômenos negativos como o câncer e outras doenças.

“Esse balanço fino entre ‘ligar e desligar’ os genes tem sido observado em diversos processos tumorais, assim como é observado também durante o desenvolvimento embrionário”, explica a bióloga, para afirmar que “somos capazes de mensurar a importância do processo epigenético para o funcionamento preciso e saudável dos organismos, e quais impactos que as alterações nesse processo podem causar”.

Bruna Mascaro é bióloga especialista em sequenciamento de nova geração (NGS) aplicado à prática clínica, com Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo.

Leia a peça científica completa sobre a epigenética.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Epigenética

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: