Aos leitores da Varsomics – soluções de bioinformática para a prática da medicina de precisão -, a bióloga Bruna Mascaro fala sobre a epigenética, que trata da relação entre o DNA e o meio ambiente e sua ação sobre a qualidade de vida do indivíduo.
De acordo com Richard Wadington, epigenética tem origem em antigo termo grego e refere-se “à maneira como os genes interagem com o meio ambiente na construção dos organismos”. Bruna explica que todas “milhares de células com a mesma informação genética original” necessitam de um fator externo para diferenciar-se das demais e cumprir sua função na constituição e funcionamento do organismo vivo.
Ela prossegue:
A atividade genética pode ser regulada como um interruptor de uma lâmpada: pode ser desligada ou ligada, em diferentes níveis. Essa regulação é realizada a partir de alterações químicas na sequência de DNA dos nossos genes, sem alterar a identidade dos pares de base que compõe o DNA, atuando literalmente sobre os genes, daí o termo ‘epi’genética.
Assim, mesmo entre gêmeos monozigotos, que têm exatamente a mesma sequência de DNA, diferenças existem devido à variedade de interações ambientais que os indivíduos são sujeitos na sua vida.
Não é difícil intuir a aplicação dos estudos epigenéticos na saúde e bem-estar das pessoas. Fatores ambientais mais favoráveis ajudam no desenvolvimento de um organismo saudável e podem inibir, por outro lado, fenômenos negativos como o câncer e outras doenças.
“Esse balanço fino entre ‘ligar e desligar’ os genes tem sido observado em diversos processos tumorais, assim como é observado também durante o desenvolvimento embrionário”, explica a bióloga, para afirmar que “somos capazes de mensurar a importância do processo epigenético para o funcionamento preciso e saudável dos organismos, e quais impactos que as alterações nesse processo podem causar”.

Bruna Mascaro é bióloga especialista em sequenciamento de nova geração (NGS) aplicado à prática clínica, com Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo.
Leia a peça científica completa sobre a epigenética.

Republicou isso em REBLOGADOR.
CurtirCurtir