Entenda por que a Psiquiatria precisa da Filosofia

A obra de Lou Marinoff (Mais Platão e menos Prozac), resenhada em Ensaios Filosóficos, também aborda as relações entre a filosofia e a psiquiatria.

Portal Factótum Cultural

por Camila Magalhães

Questão sobre a relação entre Psicologia e Filosofia foi levantada em encontro na Dinamarca

Um dos motivos é que ainda há uma crescente pressão da indústria para a medicalização de indivíduos que buscam atingir seu melhor desempenho e estarem alinhados a uma cultura da performance e do mérito.

Os professores Kendler e Parnas fizeram um encontro na Dinamarca para discutirmos “Por que a Psiquiatria precisa da Filosofia?”. Dentre as respostas para esta difícil pergunta, estiveram: porque o adoecimento mental é presente e crescente na sociedade contemporânea; porque apesar da Psiquiatria ser fundamental na compreensão e cuidado de pessoas em sofrimento emocional, temos enfrentado um enorme reducionismo causal para a manifestação dos transtornos; porque há uma crescente pressão da indústria para a medicalização de indivíduos que buscam atingir seu melhor desempenho e estarem alinhados a uma cultura da performance e do mérito. Ainda há muito o que evoluirmos na compreensão etiológica…

Ver o post original 289 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Entenda por que a Psiquiatria precisa da Filosofia

  1. O sujeito, nessa busca por uma performance plena, busca moletas medicamentosas que alimentem sua incapacidade de viver num estado emocional suficiente para si. A filosofia virou arma para todos aqueles que se recusam conviver com seus próprios conflitos e desejos. Recusasse ser somente um Ser… Viver, virou desafio…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: