Vida e lutas de Vital Nolasco (1946-2022), por Osvaldo Bertolino

Em Os que lutam, Brecht vaticinava quem viria a ser Vital Nolasco, líder metalúrgico e por oito anos vereador de São Paulo, que completou sua vida ontem:
… há os que lutam toda a vida, esses são os imprescindíveis.
Além do relato abaixo de Osvaldo Bertolino, jornalista coordenador da biografia de Nolasco – Vale a Pena Lutar (2016), rememoremos É Vital, é imprescindível, de junho de 2014.

Blog do Renato

Segundo Vital, a síntese da sua vida era a de um operário consciente, que sabia da importância da luta pela transformação social, que abraçou a causa do socialismo

Vital Nolasco nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 16 de dezembro de 1946, uma época em que no Brasil emergia a esperança de um ciclo de desenvolvimento com democracia. Cresceu com a responsabilidade do trabalho duro para ajudar o sustento da família e realizando tarefas domésticas. Vendia na rua salgados produzidos pela mãe e frequentava a escola, de forma precária.

Na adolescência, se integrou à Juventude Operária Católica (JOC) e enfrentou a ditadura militar, já como operário, e foi para a Ação Popular (AP), que reuniu os seguimentos da Igreja Católica com atuação política nas áreas trabalhista e estudantil. Em 1968, foi uma das lideranças das históricas greves de Belo Horizonte e Contagem, que desafiou a ditadura. Perseguido, fugiu para São…

Ver o post original 3.594 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: