RESOLUÇÃO POLÍTICA DO 15º CONGRESSO
Introdução
O 15º Congresso ocorre no contexto de acirramento das lutas de classes, nos âmbitos nacional e internacional, e no das exigências das saídas para as graves crises em que está mergulhado o país. Ele deverá ensejar o revigoramento do PCdoB para superar os imensos desafios que se apresentam em relação à sua presença na vida institucional brasileira.
O Partido encaminha-se para celebrar seu centenário de lutas pela construção soberana do Brasil, reafirmando – e tendo em conta os desafios da contemporaneidade – seu compromisso com a classe trabalhadora e com o socialismo, que tem por caminho a construção de um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. É uma trajetória que se confunde com a própria história do país e das lutas do proletariado, no seu sentido mais amplo. Ao mesmo tempo, empreende a necessária atualização e renovação de suas linhas de ação e construção partidárias, para que estejam de acordo com as exigências atuais das lutas de classes.
Ao longo de sua jornada, o Partido enfrentou as mais diversas situações. Longos períodos em que o autoritarismo, de governos conservadores ou de ditaduras, implicou a cassação de mandatos, prisões e perseguições de toda espécie e a resistência prolongada dos comunistas; e naqueles em que houve ascenso democrático e exercício das liberdades; em embates ideológicos complexos, como aqueles travados à época da crise do socialismo e da ofensiva neoliberal na década de 1990; e, mais recentemente, na atuação institucional, como parte dos governos progressistas.
Em todos esses momentos, o Partido defendeu uma política de ampla união de forças em defesa da democracia, do povo e da nação, e procurou manter sólidos laços com a vida e a luta dos trabalhadores e das camadas populares. Disso derivam a força, o prestígio e a permanência do PCdoB.
O 15º Congresso se regozija com as conquistas obtidas na luta contra Bolsonaro, por meio da frente ampla, e se congratula com as forças democráticas que asseguraram, no Congresso Nacional, a aprovação da Federação partidária, importante inovação democrática na legislação partidária e eleitoral do país, de alto interesse para as forças populares. O PCdoB está seguro de que, mais uma vez, o Brasil e seu povo vencerão, a democracia será fortalecida e os direitos dos/as trabalhadores/as e do povo serão crescentes. O PCdoB estará sempre nas primeiras fileiras desse combate, ao lado de todas as forças avançadas, para fazer do país uma grande nação, respeitada e querida pelo povo e em todo o mundo.