Cresce o endividamento das pessoas no Brasil, tanto jurídicas como físicas – estas atingindo 70% das famílias, recorde em 11 anos.
Resultado da falta de governo: milhões não têm salário nem auxílio para pagar suas contas, centenas de milhares de empresas baixaram as portas.
Assis Moreira (Valor, 30/06/21) informa: para o Banco de Compensações Internacionais calcula que companhias brasileiras terão dívidas a pagar nos próximos dois anos em valor equivalente a 45% de seu lucro líquido. É o maior percentual entre sete grandes emergentes examinados.
Em seu relatório anual, o BIS examina um cenário alternativo sobre a economia global centrado na pandemia de covid-19. Leva em conta uma situação na qual as campanhas de vacinação não avançariam, faltaria tratamento e novas cepas do vírus, resistentes às vacinas, poderiam emergir, levando a novos lockdowns.
Os países com margem política mais limitada, especialmente muitos emergentes, seriam os mais atingidos. Nesse caso, as perdas do setor corporativo poderiam aumentar e alguns sistemas bancários poderiam enfrentar pressões.
Baseado na relação histórica entre taxas de infecção, lockdown e Produto Interno Bruto (PIB), o BIS calcula que a emergência de um vírus resistente a vacinas poderia diminuir o…
Ver o post original 1.146 mais palavras