Más Condições Financeiras e Sociais no Brasil

Desde o início do ano o ICF gravita em torno de 1,2, cerca de 10% mais contracionista que dezembro último.
De se notar que a FGV calcula o indicador considerando o IPCA, do IBGE, como medida de inflação, e não o seu próprio Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), que acusa variação de preços de 28% em um ano.
A medida essencial para mudar o quadro não é de cunho econômico, exatamente: vacinação em massa e imunização da população preservam a vida de quem produz, comercia e consome, ativando o crescimento brasileiro.

Blog Cidadania & Cultura

Elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, o Índice de Condições Financeiras (ICF) já está em níveis bastante contracionistas. Quando o indicador está acima de zero, ele aponta para um aperto das condições financeiras. Abaixo de zero, indica alívio. O ICF acima de 1 ponto está em um nível contracionista. Isto dificulta a retomada da atividade.

O ICF agrega componentes de preços, como commodities e câmbio, de confiança dos agentes e variáveis de mercado, como índices nacionais e internacionais de bolsas, medidas de risco-país e o comportamento das taxas de juros. Com a piora nos preços dos ativos brasileiros, o indicador tem se mantido acima de 1 ponto.

Com outra metodologia, com base nos modelos do Banco Central, o Índice de Condições Financeiras elaborado pelo ASA Investments também está em um nível bastante contracionista. O indicador atingiu recentemente o maior nível desde março…

Ver o post original 1.028 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: