Posição relativa do PIB per capita do Brasil entre as maiores economias do mundo

A economia global encolheu em 2020. Mas houve uma exceção, entre os países mais desenvolvidos, tanto em termos absolutos como relativos à população.
O PIB chinês cresceu, distanciou-se na liderança global do estadunidense e, em termos individuais, avançou duzentos dólares por habitante, pouco mais de 1%.
No Brasil, a queda da produção equiparou-se à dos EUA. A retomada, em bom grau, depende de o governo girar em 180º sua política negacionista e recessiva, em uma palavra, antinacional.

Blog Cidadania & Cultura

Admiro o trabalho estatístico de Cláudio Considera. Quando fui convidado a palestrar no IBRE-FGV descobri: seus pesquisadores respeitam fatos e dados, não são como os professores de ideologia neoliberal na EPGE-FGV. Compartilho seu importante artigo informativo abaixo.

Recentemente, no artigo “Como o Brasil se situa entre as maiores economias do mundo no pós-Covid”, publicado no Blog do IBRE, mostramos os “rankings” das maiores economias do mundo, com base nos dados do FMI, sob duas métricas: nível do PIB (dólares em preços correntes) e também em dólares, preços correntes, PPP (paridade de poder de compra). Lá concluímos que “em função da queda de atividade econômica do Brasil, somada á forte desvalorização cambial, o Brasil deve perder três posições, e passar a ser a 12º maior economia do mundo em 2020, segundo as projeções do FMI, com base nos dados do PIB em dólar. Já…

Ver o post original 1.678 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: