Separação Conflituosa: BNDES X JBS

A participação da estatal na formação do capital da JBS, empresa outrora dirigida pelos famosos irmãos Batista (Joesley e Wesley) implica em o Brasil arcar com prejuízos de dois tipos, segundo o artigo: a perda de valor da empresa em razão de suposto esvaziamento da mesma pela atual administração; e os resultados dos crimes confessos da dupla de acionistas ex-controladora do frigorífico e suas subsidiárias.
Lucro privado, prejuízo social.

Blog Cidadania & Cultura

À dura pena, empresários brasileiros sentem o significado de uma economia de mercado de capitais em lugar de uma economia de endividamento. O ex-banqueiro de negócios, centralizador de poder no ministério da Economia, destrói os bancos públicos sem colocar uma impessoalidade no trato da “coisa pública” no lugar. A conferir se não está, simplesmente, implementando o capitalismo de compadrio ou clientelista em favor de seus apoiadores de O Mercado.

A seguinte notícia é um registro dessa transição parida à fórceps.

Luiz Henrique Mendes (Valor, 21/10/2020) informa: a dez dias da assembleia extraordinária de acionistas a decidir se a JBS deve processar os irmãos Batista por prejuízos causados à empresa, devido aos crimes revelados na delação premiada, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) subiu o tom contra a gigante das carnes. Dono de quase 22% das ações da empresa brasileira, o braço de participações do…

Ver o post original 762 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: