A volta da vida, da alegria, da Independência e da Democracia

A Terra tarda para circundar o Sol, aproximadamente, o tempo que leva para girar 365 vezes em torno do seu próprio eixo. Dessa forma, há múltiplas, mesmo infinitas, possibilidade de se medir o ano.

Uma delas é o antigo calendário lunar, que parte de (em algumas horas mais) 5781 giros espaciais atrás. O ano assim tem treze meses de quatro semanas, cada qual correspondente a uma fase da Lua.

O que hoje se encerra não se pode dizer alegre mas, de uma maneira que só a vida nos pôde ensinar, o isolamento nos deixou mais próximos e solidários.

Talvez o terraplanismo tenha talvez impedido a roda de girar mais rápido para salvar mais vidas. À nossa volta, a negação da ciência e ao cuidado com a nossa gente pelo governo federal conseguiu combinar o segundo número planetário de vidas precocemente encerradas com mais gente vivendo de bicos do que com carteira assinada. Duras lições que ficam.

Fechemo-lo recheados de esperança em retomar o controle da construção do futuro desta nossa gente bronzeada. E na vacina universal, que previna todo o sofrimento desnecessário da Natureza e da Humanidade.

Um novo tempo está por vir, e os nossos votos são de que ele comece logo ao surgir a primeira estrela desta noite de ano novo.

Que a Pátria seja livre e a Paz esteja convosco!

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “A volta da vida, da alegria, da Independência e da Democracia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: