O Brasil entra em depressão (O Estado de São Paulo on line, 01/09/2020)

Sim, cabe ao professor da UNB José Luis Oreiro explicar em detalhes, como o fez ontem, a segunda notícia mais desastrosa do Brasil – a primeira é a triste realidade pandêmica, com mais de 120 vidas precocemente encerradas. Bola cantada.

Mas não podemos deixar de relembrar que o Ministro da Economia, no início de março, havia previsto o “pior cenário” econômico deste ano como crescimento de 1% e apostava em alta de 1,8%.

Só não foi pior em razão de o Congresso Nacional ter majorado o auxílio emergencial, que ele propunha R$ 200 mensais.

Os dois últimos afastamentos presidenciais sucederam à queda do PIB de 4,5% em um ano, no caso mais antigo, e dois resultados negativos sucessivos superiores a 3%, há poucos anos, mas essa já é uma outra história.

José Luis Oreiro

José Luis Oreiro*

Os números divulgados hoje (01/09) pelo IBGE para o PIB do segundo trimestre de 2020 mostram a maior queda da série histórica iniciada desde 1996, uma retração de 9,6% com respeito ao primeiro trimestre do ano. O crescimento do primeiro trimestre foi também revisado para baixo, ao invés de uma queda de 1,5% contra o último trimestre de 2019; os dados do IBGE apontam para uma queda de 2,5%. Considerando que as medidas de distanciamento social começaram a ser adotadas a partir de meados de março de 2020; cai definitivamente por terra a narrativa do Ministro da Economia Paulo Guedes de que a pandemia do coronavírus abateu a economia brasileira quando esta iniciava um robusto processo de crescimento. Nada mais longe da verdade: a economia estava em franco processo de desaceleração antes da chegada do coronavirus. Dado o crescimento medíocre observado no período 2017-2019, a conclusão…

Ver o post original 245 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: