Homo Socialis: Auto Interesse ou Altruísmo

Conhecemos Cidadania&Cultura por indicação de um amigo e desenvolvemos confiança no seu conteúdo em razão da reputação aos nossos olhos construída por seu autor, o generoso professor titular da Unicamp, Fernando Nogueira de Castro.
É por essa forma de relacionamento social que ele começa a série de artigos (já apareceeram Homo Incitatus e Homo Jurídicus) de análise da obra do Nobel de 2014 Jean Tirole: A Economia do Bem Comum.
É atualíssimo notar como práticas coletivas de má reputação social, como a disseminação de vírus em tempos de limitação dos meios de tratamento de doentes, podem levar indivíduos à má conduta ou, se não for o caso, atribuir-lhes reputação antissocial no grupo maior, nacional.
Ele conclui esta parte com o fenômeno da histerese. Deixemos ao leitor entender do que se trata:

Blog Cidadania & Cultura

Segundo Jean Tirole  (1953- ), ganhador do Prêmio Nobel de Economia 2014, por análise do poder e regulação de mercado, em seu livro Economia do bem comum (1ª.ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2020), no coração da vida econômica e social está a confiança. Obviamente, nem sempre é necessária.

A invenção do dinheiro, por exemplo, simplificou a mecânica da troca. Desde quando possamos verificar a qualidade de um bem, o compramos de um estranho por dinheiro. Se não podemos verificar a qualidade dos produtos antes da compra, podemos confiar no mecanismo de reputação: voltamos a um comerciante com quem estamos satisfeitos ou vamos a um comerciante que deu toda a satisfação a um amigo; o comerciante entende esse mecanismo e fará todos os esforços para criar e manter uma clientela.

Em suas análises comportamentais, os pesquisadores estão interessados ​​em confiar nos outros. Em termos econômicos, formalizamos simplesmente essa noção. É…

Ver o post original 689 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: