Observatório Social do Brasil

O Observatório Social do Brasil (OSB) é, mais precisamente, uma rede de monitoramento de contas e práticas públicas, de governos, órgãos e empresas, formada por cidadãos de diversas formações acadêmicas e atividades profissionais, que voluntariamente contribuem para a correção e melhoria dos serviços prestados pelos entes estatais à sociedade.

Hoje a rede de OSB se espalha por 142 municípios distribuídos em 17 unidades da Federação, que se servem de uma metodologia comum para avaliar a situação das contas públicas municipais e propor melhorias nos gastos e investimentos.

Aldomar Guimarães Santos é um dos integrantes do OSB paulistano. Além de professor universitário e Doutor em Administração com ênfase no setor público e Mestre em Contabilidade e Finanças Públicas, é Especialista do Banco Central do Brasil e preside o sindicato da categoria em São Paulo. Segundo ele:

“O Observatório é uma das diversas formas de participação do cidadão. Cabe salientar que este modelo se baseia no controle social, que é uma forma legítima e muito importante da sociedade se manifestar com relação a assuntos que lhe afetam direta ou indiretamente. A representação (participação) pode se dar por meio de entidades como o OSB ou outras que representem movimentos sociais e possam de alguma forma dar voz ao cidadão e ao mesmo tempo legitimar ações do setor público.”

Entre cursos da Escola de Cidadania, campanhas contra a corrupção e pelo desenvolvimento sustentável, certificação de ferramentas de boa gestão pública e o próprio trabalho de observação das contas municipais, conta com milhares de colaboradores e mantenedores como o Sistema Fiesp, a Bolsa de Mercadorias e empresas cidadãs.

Entre em contato com a OSB do seu munícipio. Se o controle social ainda não existir na cidade, informe-se como cria-lo. Ou ainda seja um doador.

Vamos cumprir o nosso papel de cidadãos do Brasil e prevenir os desvios de finalidade dos recursos públicos, que são de todos nós.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, do Instituto Cultural Israelita Brasileiro e membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. De São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: