Manchetes do dia – 12.2.2026

Hora do Povo – O governo federal deve apresentar depois do carnaval um projeto de lei, com regime de urgência, sobre o fim da escala 6×1 e para reduzir a jornada de trabalho semanal de 44 horas para 40 horas semanais. Além disso, dormita na CCJ a PEC 8/25, da deputada Erika Hilton, que propõe o fim da tradicional escala 6×1 — em que o trabalhador cumpre 6 dias de trabalho para apenas 1 de descanso.
O objetivo, disse Motta, é abrir “debate equilibrado e responsável, ouvindo trabalhadores e empregadores”.

Jornal GGN – Ao receber o prêmio Personalidade Econômica do Ano, concedido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, usou seu discurso para fazer uma análise da crise da ordem econômica internacional e do reposicionamento do Brasil nesse cenário. Mercadante alertou para o risco de uma nova dependência estrutural, associada ao avanço das big techs e da inteligência artificial, e defendeu a construção de um projeto nacional baseado em soberania, reindustrialização, fortalecimento do Estado e desenvolvimento de longo prazo.

Sputnik – Os militares conduziram, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), a instrução sobre o processo de colimação da viatura e realizaram testes de engenharia do computador balístico em desenvolvimento, com a execução de tiros reais à distância predefinida. O protótipo da Engesa EE-9 Cascavel NG passou por testes de fogo com um canhão de 90 mm para coletar dados para o sistema de controle de tiro que está sendo desenvolvido para o veículo.

Vermelho – O ‘antitrumpismo’ está crescendo conforme as políticas neocolonialistas, negacionistas e anti-imigratórias avançam nos Estados Unidos. O estopim aconteceu após a morte de uma mulher em Minneapolis durante uma operação do ICE. Atletas olímpicos dos EUA, participantes dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina, na Itália, têm deixado de lado a neutralidade política recomendada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário