Vermelho – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, acredita que o Congresso Nacional vai votar, já neste primeiro semestre, o projeto de lei que propõe o fim da escala 6×1, ou seja, seis dias de trabalho e apenas um de folga. Segundo ele, o diálogo com os setores do Congresso “está avançando muito bem”. Ele e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, conversaram sobre o assunto com Hugo Motta.
Jornal GGN – A autoridade monetária justificou a decisão pelo “comprometimento da sua situação econômico-financeira” e pela incapacidade de honrar obrigações. O gatilho para a intervenção definitiva foi a interrupção de pagamentos à bandeira Mastercard, o que levou ao bloqueio da participação do banco no arranjo de cartões. Sem acesso ao sistema de liquidação de transações, o funcionamento da instituição tornou-se inviável. A autarquia afirmou que a insolvência foi agravada pelo vínculo de interesse com o Banco Master.
Sputnik – Embora os acordos sobre cooperação técnico-militar entre o Brasil e os EUA oficialmente sejam confirmados como um instrumento de intercâmbio técnico e operacional, eles também causam preocupações em tais questões como autonomia, alinhamento político e os limites da soberania brasileira. Tendo em conta que por muitos anos, o orçamento de defesa dos EUA continua sendo o maior do mundo, os acordos técnico-militares que o Brasil tem com Washington causam o risco de alinhamento automático à política externa dos EUA.
Vermelho – O Parlamento Europeu oficializou a suspensão indefinida da análise e ratificação do Acordo de Turnberry, o tratado comercial que deveria estabilizar as relações econômicas entre a União Europeia e os Estados Unidos. A decisão, anunciada por Bernd Lange, presidente da Comissão de Comércio Internacional, surge como uma resposta direta à escalada de hostilidades de Donald Trump, que condicionou a paz tarifária à entrega do território da Groenlândia aos EUA.





Um comentário em “Manchetes do dia – 23.1.2026”