Manchetes do dia – 20.1.2026

Hora do Povo – “Ano após ano, as grandes potências intensificaram ataques à autoridade das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança. Quando o uso da força para resolver disputas deixa de ser exceção e passa a ser regra, a paz, a segurança e a estabilidade globais ficam comprometidas”, apontou o presidente Lula, ao condenar o ataque à Venezuela. “Se as normas são seguidas apenas de forma seletiva, instala-se a anomia, enfraquecendo não apenas Estados individuais, mas o sistema internacional como um todo.”

Hora do Povo –  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, em 27 jornais europeus e de países sul-americanos, artigo sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, assinado no Paraguai. Para o presidente brasileiro, o acordo é uma resposta de países “unidos por laços históricos, de vocação democrática e multilateral” ao unilateralismo. “Em uma época em que o unilateralismo isola mercados e o protecionismo inibe o crescimento global, duas regiões que compartilham valores democráticos e a defesa do multilateralismo escolhem um caminho diferente.”

Vermelho – A presença do Estado brasileiro na Terra Indígena Yanomami devolveu ao território um nível de proteção ambiental e de segurança que não se via há anos. Entre março de 2024 e janeiro de 2026, ações integradas resultaram em queda de 98,77% do garimpo ilegal ativo, segundo dados oficiais do sistema de monitoramento da Amazônia. A marca de 9 mil operações evidencia que, quando há decisão política e coordenação entre os órgãos públicos, a vida indígena e a floresta voltam a respirar.

Jornal GGN –  O governo de Lula deve declinar o convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o recém-proposto “Conselho da Paz”. A organização, apresentada por Washington como uma alternativa para mediar conflitos globais, começando pela guerra na Faixa de Gaza, é vista pelo Palácio do Planalto e pelo Itamaraty como uma ameaça ao sistema multilateral e à soberania nacional. Relatórios internos recomendam que o Brasil evite o desgaste diplomático direto.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 20.1.2026

Deixe um comentário