Manchetes do dia – 19.1.2026

Hora do Povo – O ministro José Múcio Monteiro defendeu especial atenção à área da defesa para ampliação de gastos com equipamentos e modernização militar. Segundo ele, essa combinação de vastos recursos, fronteiras extensas — quase 17 mil km de fronteira seca e 8.500 km de zona marítima e baixo investimento histórico coloca o País numa posição vulnerável se não houver esforço estruturado para fortalecer a capacidade de defesa do Brasil. “O que eu defendo muito é que a defesa não faça parte do Orçamento (…). Porque se nós formos comparar prioridade, nós temos outras prioridades para investir, fome, educação e outras coisas”, disse Múcio.

Vermelho –  As ações dos Estados Unidos pelo mundo, em especial na Venezuela, têm preocupado lideranças de diversos países. “Querem transformar a Venezuela em uma espécie de protetorado dos Estados Unidos. Tudo isso é altamente relevante para nós, não só porque a Venezuela é nossa vizinha, mas também porque o Brasil tem vulnerabilidades militares muito importantes”, afirma Paulo Nogueira Batista Jr.

Hora do Povo – A investigação segue o curso e há bloqueio de repasses. O INSS já identificou que há indícios de irregularidades em cerca de 254 mil contratos de empréstimos consignados firmados com o extinto Banco Master. O que, segundo o INSS, totaliza cerca de R$ 2 bilhões em créditos descontados de aposentados e pensionistas. Gilberto Waller Júnior, presidente do órgão, explicou que desde setembro de 2025 todos os valores que seriam repassados ao banco foram retidos até que a veracidade dos contratos seja comprovada.

Sputnik –  Dmitry Rozental, diretor do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia, elaborou que os países da América Latina estão empenhados em desenvolver relações com outros atores regionais e desejam manter relações construtivas com a Rússia e a China. “Isso, sem dúvidas, faz parte da cultura estratégica norte-americana de excluir outros atores não regionais do hemisfério ocidental, principalmente a China e a Rússia”.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

A luta contra os monopólios na frente cultural

Edição anterior

Todas as edições

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário