Manchetes do dia – 16.12.2025

Hora do Povo – Os atos foram convocados depois que a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que pode diminuir para dois anos o tempo de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros condenados pela tentativa de golpe de Estado. Em São Paulo, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, comentou que “a rua voltou a ser decisiva para os rumos políticos do Brasil”, lembrando que a PEC da Blindagem foi enterrada após fortes manifestações em todo o país.

Hora do Povo – Allan dos Santos, que está refugiado nos EUA, não gostou de saber que Nikolas compartilhou em um grupo de WhatsApp com deputados do PL um tuíte em que o blogueiro analisava as supostas razões para Moraes ter saído da lista da Magnitsky. “Motivos: 1) cagaram pro Eduardo. 2) A dosimetria celebrada pelos deputados derrubou a Magnitsky. Parabéns aos envolvidos”, escreveu Allan dos Santos, em referência ao projeto de lei, chamado “dosimetria”, que reduz as penas dos condenados do 8 de Janeiro e tira a esmagadora maioria deles da cadeia.

Vermelho – O FAT é uma importante inovação institucional da redemocratização brasileira ao criar um fundo público de natureza trabalhista, com finalidades claras, estáveis e estratégicas, de proteger o trabalhador no desemprego, financiar a qualificação profissional e apoiar o desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda. Milhões de trabalhadores tiveram acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial, à formação profissional, à proteção dos empregos em períodos de crise ou diante de catástrofes, ao microcrédito produtivo e ao financiamento do investimento em inovação.

Jornal GGN – Um atentado classificado como terrorista deixou ao menos 11 mortos e 29 feridos, entre eles dois policiais, durante uma celebração do Hanukkah realizada na praia de Bondi, em Sydney. Dois homens abriram fogo contra o público que participava do evento. Um dos suspeitos morreu no local e o outro foi detido em estado grave. As vítimas feridas foram encaminhadas a diferentes hospitais da cidade, e, segundo a polícia, o estado de saúde de parte delas é considerado grave.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, 18 anos

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 16.12.2025

Deixe um comentário